4 dicas para proteger e organizar os dados da sua empresa

4 dicas para proteger e organizar os dados da sua empresa

Nos últimos anos a tecnologia avançou muito em termos de inovação e modificou completamente o funcionamento das empresas. Hoje é quase impossível que as corporações sustentem seus negócios sem a presença de tecnologia de informação e da internet. Um dos aspectos que mais foi modificado está relacionado ao armazenamento de dados e informações do negócio.

Todos os dias bilhões de pessoas acessam a internet para os mais variados fins e compartilham suas informações online transferindo dados entre as empresas, clientes, fornecedores e funcionários.

Essa atividade proporciona inúmeros benefícios comerciais como a agilidade da comunicação, o relacionamento com o cliente e mesmo a possibilidade de conhecer melhor as expectativas dos clientes e poder superá-las. Mas a tecnologia trouxe novos riscos à segurança das informações, e cada vez mais ameaças virtuais aparecem a cada dia.

É muito comum ouvirmos falar sobre ataques cibernéticos no mundo e, apesar de pouco divulgado, o Brasil é lidera o ranking de países que apresentam maior número de registros de ataques na internet na América Latina, ocupando também a 9ª posição global.

Um dos principais tipos de ataques cibernéticos no país está relacionado ao sequestro de dados nas pequenas e médias empresas, que perdem o acesso às próprias informações até que seja realizado o pagamento de um resgate, normalmente feito através de Bitcoin.

Muitas empresas ainda não têm consciência do risco que correm e da importância de proteger seus dados desses ataques. Mas precisam se adequar à realidade e investir em tecnologia de segurança.

Existem algumas dicas importantes para ajudar a proteger as informações da sua empresa.

Bloquear automaticamente conteúdo malicioso

Existem alguns sites que são criados exclusivamente para distribuir malwares, que roubam as informações dos usuários e são utilizadas por hackers para a prática de crimes cibernéticos. Para atrair as pessoas esses sites publicam conteúdos chamativos.

Para evitar que isso ocorra é preciso instalar um software que bloqueia o site malicioso e os dados da rede da sua empresa automaticamente. Outra dica é instalar programas de verificação de downloads, para evitar a instalação de vírus.

Crie uma política de segurança

É muito importante criar uma Política de Segurança da Informação (PSI) para sua empresa, que deve conter as normas, regras, métodos e procedimentos que ajudarão a manter os dados confidenciais em segurança. Também é preciso garantir que os funcionários conheçam e sigam os PSI e isso pode ser feito através de campanhas de conscientização e treinamentos.

Ferramentas

Hoje existem diversas ferramentas de negócios que facilitam o dia-a-dia das empresas e devem ser utilizadas para otimizar os resultados, mas é importante verificar se elas oferecem a segurança ideal para o seu negócio.

Um exemplo disso é o sistema integrado de gestão ERP  que permite o acompanhamento e organização de diversos setores da empresa em um só lugar, facilitando a gestão do negócio. Com os muitos módulos disponíveis é possível fazer o controle financeiro, controle de cadastros de clientes e fornecedores, controle de estoque, emissão de notas fiscais eletrônicas, recebimentos e pagamentos, fluxo de caixa, e muito mais.

Além disso, o sistema de gestão empresarial integrado gera relatórios com todas as informações organizadas e, dessa forma, auxilia a tomada de decisões importantes dando base de dados confiáveis da empresa.

O sistema de gestão empresarial ERP online garante a segurança das informações da empresa com o armazenamento na nuvem e os backups diários automáticos, além da atualização constante do software.

Treinamento

Infelizmente mesmo com todo esse investimento em segurança ainda existem casos de falhas nas empresas, mas esses casos são resultados da falta de treinamento dos funcionários que lidam com os dados empresariais.

É preciso criar a cultura da segurança de informação nas empresas, sempre orientando os funcionários sobre a forma correta de armazenar, manipular e transmitir qualquer tipo de informação.

Outras ações importantes para garantir a segurança das informações da empresa são:

  • Criar níveis de acesso aos usuários
  • Utilizar Wi-Fi protegido por senha
  • Fazer backup diário
  • Manter os sistemas internos atualizados
  • Ter um servidor de dados

Não espere o pior acontecer para investir na segurança das informações da sua empresa. Garanta a sua tranquilidade impedindo que seu negócio seja mais uma vítima dos crimes cibernéticos.

 

Artigo by GestãoClick

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

Deixar uma resposta

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

  • RSS
  • Follow by Email
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn