5 Falhas de segurança que comprometem os seus dados

5 Falhas de segurança que comprometem os seus dados

Os dados são cada vez mais importantes para as empresas e é preciso agir de modo a protegê-los de eventuais perdas e roubos. No entanto, existem muitas empresas que ainda não prestam a devida atenção à segurança dos dados e colocam em risco toda a continuidade do negócio. No artigo de hoje, abordamos as 5 falhas de segurança que comprometem os seus dados!

Não fazer auditorias de TI

As auditorias de TI são muito importantes e procuram otimizar os recursos disponíveis através da ajuda de uma empresa externa. É muito útil recorrer a estes serviços, pois as empresas externas conseguem ter uma visão mais imparcial dos problemas existentes na organização. Apesar de ser uma solução de baixo custo, as empresas têm ainda receio de recorrer a este serviço por terem que partilhar informações confidenciais. Este é um erro muito cometido, pois as empresas de auditoria regem-se por elevados padrões de segurança, garantindo que os dados partilhados não se perdem nem são expostos.

Trabalhar sem um plano de contingência

O planeamento é fundamental para que nada saia do controlo. Se utiliza um serviço de backup na Cloud para recuperação de dados deve ter um plano de contingência, que permite que a empresa esteja pronta para agir em caso de problemas com o serviço escolhido. Deve abordar todas as possibilidades, indo das mais simples e prováveis até às mais complexas e improváveis. Deve ter cópias dos seus dados prontas para serem ativadas caso algo se perca e esteja preparado para mudar o servidor de imediato caso seja necessário.

Não atualizar os softwares

Além de tornar os sistemas mais atuais e eficientes, as atualizações de softwares permitem corrigir bugs e vulnerabilidades de segurança. A empresa deve investir em métodos de update de softwares eficazes, para que sempre que uma nova atualização saia seja instalada nos equipamentos. No entanto, não se aconselha a instalação de atualizações automáticas. O gestor de TI deve avaliar sempre a atualização disponível de modo a não haver problemas de compatibilidade.

Ter uma infraestrutura desadequada à realidade do negócio

Cada empresa tem as suas particularidades e deve ter isso em conta no momento de definir uma estratégia de backup de dados. Uma solução que resulta muito bem na empresa vizinha pode não ser a mais adequada para o seu negócio. Não deve olhar apenas para o preço ou para o espaço de armazenamento: todos os fatores e especificidades do seu negócio devem ser consideradas para que escolha a infraestrutura mais adequada para si.

Falta de monitorização frequente

Apesar de haver mecanismos que garantem a capacidade de todos os utilizadores acederem aos recursos, os serviços de backup na Cloud devem ser monitorizados. Este ponto é essencial porque apesar da garantia de que a solução contrata está sempre disponível e no máximo nível de performance, há sempre a probabilidade de que a empresa tenha dificuldades em aceder aos recursos necessários para o seu trabalho diário.

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

Deixar uma resposta

3 × three =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

  • RSS
  • Follow by Email
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn