As bases de dados de clientes são importantíssimas para uma maior eficiência dos processos internos. É também através do conhecimento gerado pelas bases de dados que as estratégias de comunicação e marketing são definidas e que as vendas são incrementadas. Todos os gestores reconhecem a importância das bases de dados, pois a informação é um ativo cada vez mais importante no mundo das empresas atual. No artigo de hoje, vamos falar sobre as melhores dicas para gerir bases de dados!
Mantenha as informações atualizadas
Uma base de dados desatualizada não serve de muito para a empresa. Sempre que tiver uma interação com o cliente, atualize a base de dados. Alterações de e-mail, alterações de número de telefone, reclamações e qualquer tipo de pedido do cliente devem ser refletidos na base de dados, para que este esteja sempre o mais atualizada possível. Só com dados atuais é que as campanhas de marketing lançadas terão sucesso.
Tenha cuidado com a estrutura
A estrutura da base de dados é a primeira coisa com que um gestor de TI se deve preocupar. Deve haver um planeamento completo da implementação, que define todos os aspetos relacionados com organização, desempenho e segurança. Deve definir-se se a empresa necessita de uma base de dados relacional ou não relacional e é nesta fase que se devem definir as ferramentas necessárias para trabalhar com a base de dados. Pensar em todos estes aspetos desde o início, permite que a otimização dos processos seja mais fácil.
Dê bons acessos, mas priorize a segurança
Uma boa gestão de base de dados deve ter equilíbrio entre acesso facilitado e segurança. É importante definir quantas pessoas terão acesso aos dados totais, bem como regras de acesso. A segurança deve estar sempre em primeiro lugar na lista das suas preocupações. Criptografia e mascaramento de dados são técnicas que podem ser implementadas na sua base de dados para garantir o máximo de confidencialidade.
Elimine informações irrelevantes
Todos os negócios têm as suas especificidades e nem todas as empresas precisam dos mesmos dados. Muitas vezes, pedimos informações inúteis aos nossos clientes que nunca vamos usar. Esses dados apenas ocupam espaço na base de dados e não são relevantes. Devem eliminar-se os dados que não trazem qualquer tipo de valor à empresa e que não são utilizados em campanhas.
Use um sistema de gestão de base de dados eficiente
O sistema de gestão de base de dados deve responder a todas as necessidades da empresa. Opte por utilizar também sistemas de monitorização de negócio, como o Multipeers, que permitem analisar o negócio em tempo real. Através de um dashboard vai encontrar todas as informações do negócio, oriundas das mais diversas bases de dados.
Sobre o autor