5 Conselhos para manter as suas bases de dados seguras

5 Conselhos para manter as suas bases de dados seguras

Atualmente, vivemos conectados. Acedemos às redes sociais várias vezes por dia, lemos e-mails a toda a hora, colocamos os nossos dados bancários na web para podermos fazer compras online, entre muitas outras ações. Todas elas, independentemente dos cuidados que temos, podem trazer riscos para as organizações. Os cuidados básicos como configurar antivírus ou “fugir” de links suspeitos não são suficientes nesta era em que os nossos dados estão tão expostos. E, nunca antes como agora, a informação foi tão importante para as empresas. O roubo de dados confidenciais pode mesmo condenar uma empresa ao seu fim. Por isso mesmo, preparamos um artigo com 5 conselhos para manter as suas bases de dados seguras!

Limitar o acesso à base de dados

Se muita gente tiver acesso à informação, o resultado final não vai ser bom. É fundamental haver um controlo rigoroso do acesso às bases de dados. Além das permissões básicas, deve limitar o acesso aos dados mais sensíveis a utilizadores limitados, pois desta forma, caso haja roubo ou exposição de dados, será muito mais fácil descobrir a sua origem. Outro ponto importante é limitar a consulta das bases de dados ao local de trabalho, pois estará mais protegido do que qualquer outro dispositivo externo. No caso de ser realmente necessário consultar as informações fora do escritório, deve utilizar-se uma ligação VPN.

Distinguir os dados sensíveis dos dados críticos

Deve analisar muito bem toda a sua informação e catalogá-la de acordo com a sua importância e sensibilidade. Deve compreender muito bem toda a lógica e arquitetura da base de dados, de modo a definir onde e de que forma os dados confidenciais devem ser armazenados. Nem todos os dados que temos nas empresas são críticos, pelo que não deve gastar recursos mais sofisticados nesse tipo de informação. O responsável pela segurança da informação deve fazer um inventário de todas as bases de dados da empresa, pois só com um conhecimento sólido da informação é que conseguirá protegê-la eficazmente.

Utilize uma solução de mascaramento de dados

Mascarar os dados tem o principal objetivo de proteger os dados confidenciais contra acessos não autorizados. Na prática, as ferramentas de mascaramento de dados criam uma versão semelhante aos dados originais em termos de estrutura mas sem revelar a sua verdadeira informação. Na realidade, o seu formato original mantêm-se inalterado mas os dados apresentados são fictícios. Os dados mascarados podem ser utilizados em ambientes de teste e em auditorias, não comprometendo o resultado da análise, mas garantindo sempre a confidencialidade da informação sensível. Os softwares que permitem o mascaramento de dados, como o Datapeers, permitem o acesso aos dados sem a exposição da informação privada. Esta solução garante os mais elevados níveis de segurança e o mais elevado nível de desempenho. Nenhuma regra de negócio é danificada devido à ampla biblioteca de mascaramento de dados.

Tenha boas políticas de backup e de disaster recovery

O backup não resolve o problema do ataque informático ou de uma exposição da informação involuntária, mas garante que é mais fácil recuperar os dados. As cópias de segurança devem ser realizadas diariamente e aconselha-se a que sejam armazenadas num servidor externo, preferencialmente na Cloud, devido aos custos mais reduzidos e à segurança reforçada que esta forma de armazenamento oferece. Aconselha-se ainda a utilização de um serviço de disaster recovery, uma solução muito completa que além de copiar os dados também garante o seu restauro de forma eficiente em caso de desastres naturais ou falhas de infraestrutura. Este tipo de soluções tem como grande objetivo eliminar (ou pelo menos minimizar em larga escala) o tempo de inatividade de uma empresa devido a falhas. O RAAS é um serviço de disaster recovery totalmente gerido por equipa especializada e dá-he a possibilidade de recuperar um servidor virtual em segundos.

Elimine informações irrelevantes

Todos os negócios têm as suas especificidades e nem todas as empresas precisam dos mesmos dados. Muitas vezes, pedimos informações inúteis aos nossos clientes que nunca vamos usar. Esses dados apenas ocupam espaço na base de dados e não são relevantes. Devem eliminar-se os dados que não trazem qualquer tipo de valor à empresa, pois quanto maior for a quantidade de informação, mais “portas de entrada” para ataques a empresa terá.

 

 

Sobre o autor

Marketing administrator

Deixar uma resposta