Notícias

Datapeers 3.3: nova versão do produto foi apresentada

A versão Datapeers 3.3. apresenta duas novidades principais: um novo tipo de mascaramento de dados e uma funcionalidade que permite uma utilização mais intuitiva do produto.

O novo tipo de mascaramento, designado por "constant value", transforma todos os valores de uma coluna (sejam numéricos ou alfabéticos) numa constante definida pelo utilizador (que pode ser um número, uma palavra ou simplesmente um valor nulo). A principal vantagem que este novo mascaramento traz é uma maior rapidez no processo, visto que o produto, ao contrário do que acontecia antes, não necessita de procurar informações em dicionários nem necessita de ler a informação de origem, pois para mascarar a informação apenas troca todos os campos por um único valor previamente definido. Além desta vantagem, este tipo de mascaramento é bastante mais fácil de definir, o que simplifica a tarefa do utilizador.

A funcionalidade "check conditions" permite um uso mais intuitivo do produto. Com esta nova atualização, o Datapeers informa o utilizador sobre os potenciais problemas críticos que podem comprometer a extração ou o upload. Antes mesmo de iniciar alguma ação, o produto faz verificações de ambiente para perceber se estão reunidas as condições necessárias para que o processo se conclua com sucesso. Esta etapa é muito importante, pois reduz-se o tempo de implementação, uma vez que não existem paragens inesperadas que interrompem o processo.

5 lições sobre segurança de dados para evitar riscos
Como garantir a privacidade dos dados em ambientes de teste?

Datapeers foi implementado na empresa brasileira Delphos

O mercado brasileiro enfrenta atualmente sérios desafios no que à privacidade dos dados diz respeito, devido à LGPD - lei geral de proteção de dados - sancionada em 2018. Cada vez mais, as empresas brasileiras dos diversos setores, nomeadamente no setor de seguros (área com a qual a Delphos maioritariamente trabalha), vão sentir a necessidade de uma ferramenta que permita o mascaramento de dados. A Delphos tem a decorrer diversos processos de atualização de ambientes de teste, homologação e pré-produção que são copiados no ambiente de produção de vários sistemas através de scripts. Com o Datapeers, haverá ganhos de produtividade nestes processos e os dados utilizados nas diferentes fases de teste poderão ser mascarados, garantindo assim a proteção da informação tratada.

"Após algum tempo usando o Datapeers em provas de conceito e demonstrações, entendemos que precisávamos ter o licenciamento da ferramenta para obtermos o ganho de produtividade com nossos sistemas internos no que tange a criação de ambientes de teste, homologação e pré-produção. Estamos apostando que o retorno do investimento ocorrerá ainda em 2019", refere Carlos Trindade, Diretor da Delphos.

"Para a IT PEERS este é um passo muito importante para solidificar a presença do Datapeers no mercado brasileiro e acreditamos que em 2019 as oportunidades nesta geografia serão bastante promissoras, visto que as empresas precisarão de se proteger à luz da nova lei", refere Marcelo Carvalho, gestor comercial do Brasil da IT PEERS.

Parceria comercial com a brasileira Delphos

A IT PEERS reforçou a sua presença no mercado brasileiro através de uma nova parceria comercial com a empresa Delphos, que tem presença no Rio de Janeiro e em São Paulo

Pioneira na prestação de serviços específicos e especializados para o mercado segurador brasileiro, a Delphos tem capacidade para responder a todos os pedidos relacionados com seguros, com soluções que vão desde as variadas pesquisas iniciais e avaliação preliminar dos riscos, até à completa gestão de carteiras.

Além de oferecer soluções em tecnologia da informação ao mercado segurador, é também experiente na criação de produtos, regulação de sinistros, desenvolvimento tecnológico, atendimento telefônico para SACs e Ouvidoria, e quaisquer outros serviços que permitam às seguradoras terceirizar algumas das suas atividades operacionais, ou mesmo todas elas.

“A Delphos é uma empresa muito profissional e muito experiente e acreditamos que é o parceiro ideal para continuarmos a gravar o nome do Datapeers no mercado brasileiro. Este momento é muito importante para nós pois o Brasil está a passar por uma reestruturação da sua legislação referente à proteção de dados e brevemente irão ter uma lei muito semelhante ao nosso RGPD”, refere Jorge Santos Silva, Latin America Business Director da IT PEERS. “As empresas precisarão cada vez mais de soluções de mascaramento de dados, para que possam estar em conformidade com a nova lei e o Datapeers cumpre esse propósito na perfeição. Já notamos um aumento da procura da nossa solução e a tendência é que esta procura aumente muito nos próximos meses”, acrescenta.

"Com as oportunidades trazidas pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados – RGPD, já existente na Europa e agora sendo implementado no Brasil em função da nova da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), já aprovada no Congresso Nacional Brasileiro, a Delphos acredita que terá muitas oportunidades para tornar o Datapeers um software de elevada importância e referência no Brasil", refere Carlos Trindade, diretor da empresa brasileira.

Com a parceria formada entre as duas empresas, a DELPHOS representará o Datapeers em todo o território brasileiro, atuando na divulgação do produto, na prospeção de vendas, na implantação da solução e no suporte no pós-venda, tanto no mercado segurador como em empresas de outras atividades, sobretudo as que se encontram ligadas a grupos financeiros.

Datapeers começou a ser implementado no grupo BIAL

Datapeers começou a ser implementado no grupo BIAL em junho e esta implementação, surgida no enquadramento do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, tem como principal foco garantir a proteção dos dados pessoais que constam na base de dados da BIAL através do mascaramento de dados.

O Datapeers oferece uma variedade de técnicas de scrambling sofisticadas para proteger dados sensíveis, substituindo-os de forma irreversível por dados fictícios, mas realistas. Nesta fase inicial do projeto foi feita uma revisão à estrutura da base de dados e verificou-se a existência de tabelas irrelevantes para as atividades de desenvolvimento e testes. O Datapeers ao criar as bases de dados mascaradas, permite eliminar tabelas desnecessárias, o que reduz o tempo de criação das bases de dados bem como o espaço ocupado em disco, tornando-se num benefício extra da utilização do produto.

Fundada em 1924, a BIAL é uma empresa farmacêutica internacional de inovação. Sediada na Trofa, nas últimas décadas as linhas estratégicas da empresa têm-se centrado na Qualidade, na Inovação e na Internacionalização. Em média, nos últimos anos, BIAL tem canalizado mais de 20% da sua faturação anual para a Investigação e Desenvolvimento nas neurociências e no sistema cardiovascular. Com produtos em mais de 55 países, BIAL tem vindo a reforçar a sua presença internacional, vertente que quer fortalecer, nomeadamente nos mercados farmacêuticos europeus de maior relevância, caso de Espanha, Alemanha, Itália e Reino Unido, onde está presente com filiais próprias.

“O novo Regulamento Geral de Proteção de Dados veio intensificar a nossa preocupação com a segurança dos dados dos nossos clientes e demais stakelholders. Após fazermos uma pesquisa de mercado exaustiva, encontramos o Datapeers e ficamos muito satisfeitos com o que o produto tem para nos oferecer e estamos convictos de que fizemos a escolha certa para proteger a nossa informação mais sensível”, refere Augusto Martins (Datacenter Operations).

Estima-se que a implementação do Datapeers no grupo BIAL esteja concluída até ao final do mês de julho.

IT PEERS anuncia parceria com Stefanini Colômbia

A IT PEERS estabeleceu uma parceria com a empresa Stefanini, na Colômbia, uma das empresas tecnológicas mais reconhecidas no mercado colombiano e uma das 100 melhores empresas de TI. A Stefanini é uma multinacional Brasileira que está presente em 39 países, com mais de 120 mil membros afiliados em todo o mundo e que emprega mais de 17 mil colaboradores. 

“Devido à nova lei da proteção de dados que entrará em vigor em 2018, existe uma enorme oportunidade para o Datapeers no mercado da América Latina, devido às elevadas transações comerciais que têm com a União Europeia. Esta gigante mundial, olha para o nosso produto Datapeers com elevadíssimas expetativas de aceitação no mercado onde opera. De facto, a América Latina está a passar por uma transformação na legislação de proteção de dados e o Datapeers foi o eleito pela Stefanini para ser a solução a apresentar aos seus clientes na Colômbia”, diz Jorge Santos Silva, Latin America Business Director. 

“O Datapeers tem a característica de permitir uma rápida implementação e a curto prazo os nossos clientes poderão resolver os desafios do cumprimento legal do tratamento dos dados”, refere German Rodríguez, Senior Manager da Stefanini. “Os nossos clientes precisam desta solução. Com o Datapeers conseguiremos cobrir os aspetos relevantes do tratamento dos dados, nos processos de desenvolvimento e testes de software”. 

O primeiro evento organizado pelas duas empresas foi um webinar sobre a lei de proteção dos dados na Colômbia e sobre o modo como o Datapeers ajuda as empresas a cumprir todos os requisitos legais. Pode assistir aqui à gravação do webinar.  

Datapeers | Proteja a sua informação
Datapeers | Proteja a sua informação

IT PEERS estabelece parceria com a empresa brasileira QX3

A IT PEERS anuncia a parceria com Qx3, empresa brasileira de desenvolvimento de software que opera no mercado Brasileiro, há mais de 13 anos, sobretudo nos segmentos financeiro e energia.

Este novo parceiro tem uma experiência comprovada em importantes setores/verticais, por isso, Qx3 representará, como Parceiro Premium, ambas as soluções Multipeers e Datapeers.

"QX3 é uma empresa muito dinâmica que oferece produtos e serviços para clientes que operam em segmentos considerados prioritários na estratégia de crescimento e consolidação da IT PEERS para o mercado brasileiro. (...) Esta parceria permitirá à QX3 oferecer aos seus clientes, soluções inovadoras que farão toda a diferença face à concorrência." afirmou Santos Silva, Channel Manager para a América Latina.

IT PEERS estabelece parceria estratégica com a empresa NA Solutions

Na sequência do encontro no evento CeBIT, em Hannover, a IT PEERS e a mexicana NA SOLUTIONS reencontram-se no evento CAM, na Cidade do México, para oficialmente firmar a sua parceria. A cerimónia da assinatura teve lugar num evento promovido pela Embaixada de Portugal no México, e gozou de ampla cobertura nos media locais. A NA SOLUTIONS é uma empresa jovem e muito dinâmica que atuará como parceiro Premium da IT PEERS em representação das soluções Multipeers e Datapeers no grande mercado do México.

A economia do México é indiscutivelmente uma das maiores das nações latino-americanas e uma das principais economias emergentes a nível mundial. Tem evidenciado um crescimento sustentado do PIB e, recentemente, fez da tecnologia um sector prioritário. "Identificamos aqui uma grande oportunidade, pois as empresas mexicanas estão ávidas de se pôr a par do estado-da-arte. Por isso, acreditamos que o parceiro certo é crucial para responder à crescente procura de soluções", afirma Jorge Duarte, CEO da IT PEERS.

A NA SOLUTIONS mostra-se um verdadeiro integrador e com uma carteira de clientes sólida. Aliada à elevada capacidade comercial, dispõe igualmente de uma forte componente técnica que lhes permite responder, com elevado profissionalismo, a essas demandas mais exigentes com os produtos da IT PEERS. Assim, "conseguimos antever uma rápida evolução e penetração de mercado.” remata Santos Silva, Latin America Business Director da IT PEERS.

Datapeers | Proteja a sua informação