Coronavírus e ataques informáticos: saiba como se proteger

Coronavírus e ataques informáticos: saiba como se proteger

Os hackers aproveitam os momentos mais frágeis para lançar golpes informáticos e roubar dados. As ameaças digitais têm sido imensas nas últimas semanas, pois os responsáveis por elas aproveitam-se da preocupação das pessoas relativamente ao novo coronavírus ou Covid-19. Existem muitas pessoas que procuram informações sobre a doença e os hackers aproveitam isso para enviar mensagens com notícias falsas. Desta forma, espalham uma série de malwares, criados com o objetivo de roubar informações, sejam elas corporativas ou pessoais. De seguida, deixamos 5 dicas para se proteger dos ataques informáticos nesta época!

Muito cuidado com o email

Andam a circular e-mails com logótipos de instituições de renome como a OMS ou universidades conhecidas com supostas informações sobre o coronavírus. Quem abrir os documentos em anexo instala automaticamente um programa que infeta o computador. Outro golpe muito utilizado tem sido o envio de um link para um vídeo que mostra a construção de um hospital na China. O link instala automaticamente um programa de roubo de dados. Esta prática chama-se Phishing. O que podemos recomendar é que desconfie de todos os e-mails que façam referência ao coronavírus. Não clique em links de e-mails suspeitos nem faça download de nada. Nunca revele informações pessoais por e-mail e apague sempre da sua caixa de entrada os e-mails suspeitos.

Atenção aos sites que visita

Não clique em nenhum link enviado pelas redes sociais e “fuja” dos sites com aspeto duvidoso. Tenha a certeza que o seu dispositivo está protegido com antivírus e verifique se os sites que visita estão protegidos por SSL. Se precisar de fazer compras online tenha atenção redobrada, pois nesta fase é muito provável que os hackers tentem roubar dados através do comércio eletrónico.

Proteja a sua rede

Uma rede que seja invadida pode ser um verdadeiro pesadelo! Controlo quem tem acesso à sua rede, utilizando por exemplo a Autenticação Multifator. Além disso, crie uma palavra passe forte para a sua rede doméstica. Mais do que nunca é desaconselhável utilizar o seu dispositivo num espaço público, pois não deve mesmo ligar-se a redes públicas.

Mantenha o teletrabalho seguro

Nesta fase, é muito provável que tenha que trabalhar a partir de casa. Todas as indicações acima devem ser seguidas à risca quando está a trabalhar em casa. O ideal seria poder utilizar um computador para trabalho e outro para lazer. Não sendo esta situação possível, aconselhamos a que tenha cuidado redobrado com os sites que visita e com as informações que deixa expostas. Apesar de estar a trabalhar no seu espaço, não pode esquecer-se que está a lidar com informações confidenciais do seu negócio, pelo que tem o dever de as proteger eficazmente!

Ligue-se à empresa por VPN

Esta é a forma mais segura de se ligar ao seu ambiente de trabalho e aos dados privados da sua empresa.  Conectar-se através da VPN faz com que o utilizador possa navegar em sites de forma segura e privada. As ligações VPN são cada vez mais utilizadas, pois permitem aceder remotamente a arquivos locais e é uma forma segura de navegar através de redes Wi-fi públicas.

Sobre o autor

Marketing administrator

Deixar uma resposta