Os 7 pecados capitais da segurança nas empresas

Os 7 pecados capitais da segurança nas empresas

A segurança dos dados é muito importante para o sucesso dos negócios, pois cada vez mais os consumidores e demais stakeholders se preocupam com a privacidade da informação que prestam às empresas. Garantir a confidencialidade dos dados empresariais é uma luta diária nas empresas e é preciso que os colaboradores estejam alertados para a importância da segurança da informação. Ainda existem muitas falhas de segurança que levam a perdas de dados e a consequentes perdas monetárias. Vamos abordar neste artigo os 7 pecados capitais da segurança nas empresas!

1.Negligência

Apesar da crescente consciencialização da importância de proteger os dados, ainda existem muitas empresas que falham nesta área e são negligentes no que diz respeito ao uso de um antivírus, por exemplo. Mesmo as regras mais básicas de segurança devem ser aplicadas, pois só assim é que se consegue motivar os colaboradores a trabalhar no sentido de proteger todas as informações confidenciais.

2. Curiosidade

“A curiosidade matou o gato” é um provérbio muito antigo que deve ser levado muito a sério! Por muito tentador que seja clicar num link, não o devemos fazer se não tivermos total confiança no remetente. Muitos dos vírus instalados nos computadores entram por meio de e-mails de hackers que prometem oferecer viagens ou descontos inacreditáveis. Desconfie sempre dos e-mails que lhe prometem ofertas surreais pois normalmente a sua origem não é fidedigna.

3. Oportunismo

Relacionado com o pecado anterior, o oportunismo é um dos maiores pecados do mundo digital. Sorteios tentadores, viagens gratuitas e obtenção de crédito muito fácil são meios que os hackers encontram para atacar os utilizadores mais inocentes. A probabilidade de se tratar de uma armadilha para roubar dados nestes casos é superior a 98%. Certifique-se de que todos os colaboradores da empresa adotam o mesmo comportamento.

4. Ócio

Num ambiente laboral, a Internet deve ser utilizada com objetividade e com um propósito. É certo que em algum momento todos os colaboradores usam a Internet para fins pessoais, mas há que ter muito cuidado para não se deixar levar pelo ócio. Descarregar anexos de e-mails ou entrar em sites pouco credíveis para comprar alguma coisa é bastante arriscado e pode comprometer toda a segurança da organização.

5. Inocência

Há pessoas que não desconfiam de nada ao receber inúmeros e-mails idênticos nem ao receber ofertas demasiado generosas. É preciso ter cuidado para não ser inocente no mundo digital. Desconfie de todos os e-mails estranhos e de todos os remetentes que não conhece.

6. Indiscrição

Não confie as suas passwords a ninguém e seja bastante cuidadoso na hora de definir as suas palavras-passe. Use um gerenciador de senhas para guardar toda a sua informação privada e jamais deixe passwords expostas em post-its. Por muito que confie nos seus colegas de trabalho, não deve confiar as suas palavras-passe a ninguém, pois uma fuga de informação pode comprometer toda a confidencialidade dos dados.

7. Desperdício

Por muito bem tratada que esteja a informação da sua empresa, não pode comprometê-la através do desperdício de cuidado sobre ela. Não pode haver férias no cuidado sobre os dados privados, por isso, a segurança da informação é uma área sobre a qual deve estar sempre a trabalhar e a procurar melhores formas de garantir a sua privacidade.

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

3 comments so far

O que a dark web nos pode ensinar sobre segurança da informação | Datapeers | Proteja a sua informaçãoPublicado em8:54 - Jun 6, 2018

[…] este meio. Assim, hoje vamos abordar as principais lições que a dark web nos pode ensinar sobre segurança da […]

Como o Big Data transforma cada setor da sua empresaPublicado em2:15 - Jul 31, 2018

[…] empresas enfrentam o desafio de verem as suas equipas mudar várias vezes num curto período de tempo. Sem […]

O RGPD e o Marketing podem ser bons amigos?Publicado em2:20 - Jul 31, 2018

[…] que o RGPD chegou para ser um bom aliado do Marketing e não para ser um inimigo, como muitas empresas pensam! A sua empresa utiliza o e-mail como canal de comunicação com clientes atuais e […]

Deixar uma resposta

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

  • RSS
  • Follow by Email
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn