Os desafios da segurança dos dados para pequenas empresas

Os desafios da segurança dos dados para pequenas empresas

Não são apenas as grandes empresas que precisam de se preocupar com a segurança da informação. Independentemente do tamanho de uma organização, é fundamental gerir os dados de modo a que estes se mantenham sempre protegidos e invioláveis. A perda de dados e a sua exposição pode conduzir uma empresa ao fracasso, pelo que os responsáveis das empresas devem adotar as medidas necessárias para garantir que os dados dos clientes e demais stakeholders se mantêm protegidos. No artigo de hoje, falamos sobre os desafios da segurança dos dados para pequenas empresas!

Garantir a propriedade intelectual da empresa

As pequenas empresas precisam de proteger a sua propriedade intelectual e devem evitar o extravio de dados, sob pena da sua imagem e reputação ficarem irremediavelmente danificadas. As empresas devem investir em criptografia ou mascaramento de dados, soluções de antivírus e firewall e formação dos colaboradores. Muitas vezes, as empresas mais pequenas optam por não utilizar qualquer tipo de solução, pois pensam que estas são excessivamente caras. Esta é uma ideia errada, pois cada vez mais existem soluções adaptáveis às necessidades reais de cada empresa. Na verdade, o preço a pagar por uma fuga de informação será muito mais elevado do que o preço da proteção!

Combater os ataques cada vez mais sofisticados

Mesmo que as empresas utilizem muitas ferramentas de seguranças como firewalls e antivírus, não está totalmente segura contra os ataques dos hackers e ainda precisa de se preocupar com a segurança dos dados. As empresas que utilizam plataformas digitais correm o risco de invasão e destruição de dados. Os ataques cibernéticos são cada vez mais sofisticados e imprevisíveis, pelo que é fundamental ter uma postura pró-ativa, pois só assim se conseguirá minimizar os danos causados por um eventual ataque.

Garantir a segurança no mobile

As soluções móveis estão a ser adotadas com uma grande rapidez por empresas de todas as dimensões. Hoje em dia já não é necessário que os colaboradores se dirijam ao escritório para trabalhar pois devido à tecnologia conseguem trabalhar a partir de qualquer local e através de qualquer dispositivo. Sem dúvida que este é um avanço muito importante e potencia os resultados. As empress mais pequenas, e com menos disponibilidade financeira, optam muito pelo trabalho à distância para reduzirem os gastos com o escritório. Isto exige um maior critério de análise técnica pois a segurança dos dados fica mais facilmente comprometida, obrigando o gestor de TI a ter cuidados redobrados.

Conseguir acompanhar as tendências do mercado

Como em todas as áreas de uma empresa, é muito importante estar sempre a par da evolução do mercado no que diz respeito a segurança dos dados. O grande desafio é encontrar a melhor forma de adaptar a realidade do seu negócio, mantendo a empresa sempre atualizada e competitiva, sem comprometer a segurança dos dados. Numa empresa pequena, isto nem sempre é fácil, pois existem poucos colaboradores e estes já se encontram muito ocupados com as suas funções diárias. No entanto, estar atento à evolução do mercado pode significar encontrar melhores formas de trabalhar, o que poderá levar a uma redução de despesas, algo que é importantíssimo numa empresa de pequenas dimensões.

 

 

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

Deixar uma resposta

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

  • RSS
  • Follow by Email
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn