Saiba como aplicar os 3 pilares da segurança de informação na sua empresa

Saiba como aplicar os 3 pilares da segurança de informação na sua empresa

A segurança da informação refere-se à união das ferramentas, estratégias e políticas que garantem a proteção e a integridade da informação. Os pilares da segurança da informação sustentam a estrutura das soluções, métodos e ferramentas colocadas em prática para garantir que os dados se mantêm seguros e privados. Integridade, confidencialidade e disponibilidade são os pilares que alicerçam a segurança de qualquer empresa. Veremos, de seguida, como podemos aplicar cada um eles na sua empresa!

Integridade

A integridade permite que os dados mantenham as suas características originais, tais como foram definidas no momento em que foram criados. Isto vai permitir que a informação esteja protegida contra alterações não autorizadas. Existe perda de integridade quando os dados são modificados indevidademente. É essencial que a informação respeite este princípio. Para isso, poderá e deverá usar um programa como o Datapeers que deteta automaticamente dependências de dados e captura correlações ocultas, assegurando que a integridade se mantém.

Confidencialidade

A confidencialidade garante a proteção da informação contra acessos não autorizados. Isto garante que a proteção se encontra protegida contra ataques cibernéticos e situações de espionagem. Para garantir que este pilar existe, deve haver um controlo rigoroso, ou seja, haver autenticação por senha e garantir que só as pessoas com autorização acedem aos dados. Deve haver uma política de segurança de informação rígida, controlo biométrico e deve utilizar-se criptografia ou mascaramento de dados nas informações mais sensíveis.

Disponibilidade

Os dados serão inúteis se não estiverem disponíveis quando precisarmos deles. A disponibilidade garante que as informações se encontram à disposição dos colaboradores a qualquer momento. Este princípio está associado ao bom funcionamento da rede e à eficácia dos sistemas. É fundamental haver uma correta manutenção da infraestrutura e para isso devem eliminar-se conflitos de sistemas e implementar-se processos para uma manutenção ágil da rede. Deve haver ainda a preocupação de implementar uma boa política de backups e de utilizar uma solução de disaster recovery como o RAAS. Por muito que o responsável de informática faça o seu melhor, podem sempre existir problemas, dado que as ameaças informáticas estão cada vez mais sofisticadas. Um plano de recuperação de desastres pode ser a salvação de uma empresa. Este documenta contempla todas as ações e procedimentos a serem tomados em caso de falhas, de modo a recuperar os serviços informáticos sem comprometer os dados. Problemas com os servidores, falhas em máquinas e vírus na rede são alguns dos problemas que podem acontecer numa empresa e comprometer toda a segurança. O RAAS é um serviço gerido 24 horas por dia e 7 dias por semana para uma garantia de disponibilidade das suas aplicações.

 

 

 

 

 

Sobre o autor

Marketing administrator

Deixar uma resposta