O que é que a minha solução de mascaramento de dados precisa de ter?

O que é que a minha solução de mascaramento de dados precisa de ter?

Os dados são os ativos mais importantes das empresas hoje em dia pois é através deles que os gestores extraem informações sobre clientes e sobre o mercado, de modo a tomarem as melhores decisões. Nunca antes como agora existiu a consciência de que é necessário e fundamental proteger a informação. O mascaramento de dados é uma técnica que muitas empresas já estão a utilizar pois permite que os dados não autorizados se mantenham seguros e confidenciais. Esta ferramenta é uma necessidade crescente sobretudo nas empresas que gerem um grande volume de dados (o chamdo Big Data). Nos dias de hoje é muito importante que as empresas protejam os seus dados em todas as etapas de trabalho, desde que os dados são gerados até ao momento em que são divulgados. As soluções de mascaramento de dados permitem que os dados sejam protegidos desde que estão a ser trabalhados em ambientes de teste até que são armazenados. O mascaramento de dados cria uma versão estruturalmente idêntica da base de dados, mas em que estes são trocados por dados realistas, mas fictícios. Isto faz com que os dados fiquem protegidos e se mantenham confidenciais. No artigo de hoje, abordaremos todas as funcionalidades que uma solução de mascaramento de dados precisa de ter!

Flexibilidade e adaptabilidade

Uma solução de mascaramento de dados deve ser bastante flexível no que diz respeito aos critérios de execução, pois só desta forma será capaz de se adaptar à realidade e necessidades de cada empresa. Cada base de dados tem as suas próprias especificidades, pelo que a solução deve ser bastante moldável. A solução de mascaramento de dados deve estar preparada para que seja a organização a definir os critérios de execução do mascaramento. Caso isto não aconteça, a ferramenta poderá revelar-se inútil para a organização que a está a utilizar.

Rapidez nos processos

Quanto mais rápido for o processo de mascaramento dos dados, maior será a segurança que a solução confere às empresas. Quanto mais tempo um dado real ficar exposto, maior será a probabilidade de ser roubado. Quando os dados são gerados, devem ser mascarados de imediato. Por vezes, uma solução de mascaramento necessita de alguns dias até conseguir mascarar dados novos, pois estão dependentes da criação de scripts. É fundamental ter em atenção este ponto na hora de escolher uma ferramenta para mascarar os seus dados. Anteriormente, o trabalho do mascaramento de dados tinha que ser desenvolvido manualmente, o que consumia muitos recursos e muitas horas de trabalho. Além disso, a probabilidade de haver erro humano era muito elevada. Com um software que faça este trabalho de forma rápida, um sistema inteiro pode ser mascarado em apenas algumas horas, pois o tempo de execução é bastante reduzido. Assim sendo, além de se ganhar vantagens em termos de poupança de recursos, também existe a vantagem de garantir que não ocorrem erros e que dados privados não são expostos.

Cumprimento das normas de proteção de dados

A nova lei de proteção de dados (RGPD) obriga as empresas a terem uma especial atenção ao modo como tratam os dados dos seus clientes e caso haja incumprimento as multas serão bastante elevadas. Assim sendo, o mascaramento de dados ajuda as empresas a cumprir a nova lei e é uma ferramenta essencial para garantir que as informações não se perdem. Ao abrigo da nova legislação, as empresas devem garantir que os dados altamente sensíveis estão mascarados, para que não haja o risco de serem perdidos e a empresa ser vítima das pesadas multas que constam no novo regulamento.

Manter a usabilidade dos dados

Os dados mascarados precisam de ser reconhecidos no seu destino, caso contrário o mascaramento é completamente inútil. Por exemplo, o mascaramento dos números de um cartão de crédito precisa de criar dados que contenham os mesmos critérios do número real do cartão, pois se isso não acontecer as aplicações de destino não conseguem reconhecer que estão a lidar com números de cartões de crédito e os dados perdem a sua utilidade.

Proteção dos dados em todas as etapas

A razão principal e aquela que deve ser o foco da sua atuação enquanto gestor é a segurança reforçada dos dados. Com o mascaramento de dados poderá utilizar dados sensíveis em ambientes de teste e garantir que a informação confidencial se mantém inabalável. É completamente imprescindível que a solução de mascaramento de dados que escolher proteja a sua informação em todas as fases do mascaramento. Existem ferramentas que deixam os dados expostos durante alguns segundos, e essa pequena porção de tempo é mais do que suficiente para que os dados sejam roubados, comprometendo toda a segurança da infraestrutura.

Datapeers nasce como uma resposta às necessidades do mercado. Para que as organizações estejam efetivamente protegidas, é fundamental que implementem estratégias corporativas de modo a garantir a confidencialidade das suas informações. A evolução tecnológica transformou o valor dos dados que são, hoje em dia, os ativos mais importantes de qualquer organização, pois é através dos dados que os gestores analisam o comportamento dos consumidores e tomam decisões importantes para o futuro das empresas.

Saiba tudo o que precisa de saber sobre o novo regulamento de dados. Faça download do nosso e-book sobre o RGPD e comece hoje mesmo a proteger a sua empresa!

 

Sobre o autor

Marketing administrator

Deixar uma resposta