A Cloud é uma opção cada vez mais utilizada pelas empresas. No entanto, ainda existem muitas dúvidas relacionadas com este tecnologia, principalmente no que diz respeito à segurança. A Cloud Computing é uma solução de TI que permite o uso online dos recursos da computação, utilizando a Internet. Descomplicando: onde quer que esteja, pode aceder aos seus programas e ficheiros, bastando para isso ter uma ligação à Internet. Havendo múltiplos utilizadores e múltiplos pontos de acesso, é essencial ter alguns cuidados, de modo a garantir a privacidade dos dados. No artigo de hoje, apresentamos 4 cuidados que deve ter ao armazenar dados na Cloud.
A proteção de dados é uma das maiores preocupações das empresas atualmente. Um serviço na Cloud precisa de garantir níveis máximos de segurança, pois este é um ponto-chave para a decisão da contratação. As empresas fornecedoras de serviços na cloud precisam de ter práticas sofisticadas de segurança e que envolvam uma hierarquia rígida, com diferentes permissões de acordo com os cargos. Quando optar por contratar um serviço na Cloud, tenha a certeza de que está a confiar as suas informações numa empresa que se preocupa com a confidencialidade dos dados. Num era em que tanto se fala de proteção dos dados, é essencial garantir que nenhuma das suas informações fica exposta!
A migração dos ambientes físicos para os virtuais é constantemente um desafio para as empresas e é uma das áreas nas quais as empresas mais devem prestar atenção. As empresas tiveram que mudar e criar um acesso mais universal à nuvem. De acordo com dados da consultora Stratistics, o investimento na capacidade de migração deve aproximar-se dos US$20.65 biliões até 2027. O desafio é conseguir maior fluidez e flexibilidade para o cliente.
Por incrível que possa parecer, em 2020 ainda há países com conexões de banda larga aquém do padrão mundial. Isto gera problemas com a utilização da Cloud, visto que o acesso à rede é muito instável. Algumas regiões têm problemas devido aos preços elevados do acesso à Internet, enquanto outras têm conexões que falham frequentemente. Este é um problema estrutural que foge ao controlo das empresas, mas que precisa de ser considerado pelas organizações que se encontram em regiões que sofrem com um fraco acesso à Internet e deve ser levado em consideração na hora de migrar para um serviço na Cloud.
Este desafio é transversal a todos os setores tecnológicos. Sendo uma área cada vez mais estratégica para as organizações, é fundamental manter-se a par da evolução do mercado para que consiga melhorar o seu desempenho. O conselho que lhe deixamos é que leia os relatórios das principais empresas da área e que acompanhe as tendências de empresas de renome. Assim, poderá estar sempre a par do que se passa no mercado e poderá implementar melhorias na sua estratégia de armazenamento na Cloud.
Sobre o autor