Os dados empresariais têm vindo a ganhar uma importância crescente nas empresas, o que faz com que os gestores prestem cada vez mais atenção à segurança da sua informação. As leis de proteção de dados (como o RGPD em Portugal e na União Europeia e o LGPD no Brasil) vêm reforçar a necessidade cada vez maior de proteger os dados que são gerados diariamente. No artigo de hoje deixamos-lhe 5 boas razões para investir na proteção dos dados da sua empresa!
Os ataques informáticos são uma das maiores preocupações das empresas, uma vez que existe sempre risco de os hackers tentarem entrar no sistema e conseguirem ter acesso a informação confidencial. Um ataque externo malicioso pode ter consequências desastrosas para uma empresa, nomeadamente a instalação de vírus, eliminação de arquivos importantes e roubo de dados sigilosos. Perante estas ameaças, é essencial que as empresas invistam a sério na prevenção destes ataques, pois só assim conseguirão minimizar (e em muitos casos eliminar completamente) o risco de ataques informáticos.
A infraestrutura de TI é uma ferramenta muito delicada e está exposta a diversos riscos. Assim, é preciso protegê-la de possíveis desastres e uma das melhores formas de proteger os dados da sua empresa é através de uma solução de disaster recovery. O RAAS é um serviço de disaster recovery totalmente gerido por equipa especializada e dá-he a possibilidade de recuperar um servidor virtual em segundos.
As empresas armazenam informações privadas em bases de dados e essa informação contém dados sensíveis, como números de cartões de crédito, por exemplo. Se esses dados forem expostos a pessoas não autorizadas, pode haver prejuízos financeiros para os clientes e fornecedores e isso vai estragar (quase sempre de forma irreversível) a imagem da empresa. Assim, uma das razões mais importantes para investir em segurança da informação é garantir que os dados que são fornecidos pelos stakeholders se mantêm intocáveis.
Os arquivos que contêm informação importante e confidencial devem ser alvo de um sistema de criptografia pois deste modo garante-se que só pessoas autorizadas conseguem aceder à informação. Mesmo que uma empresa implemente todas as medidas aconselhadas para garantir a proteção dos dados, não podemos garantir com 100% de certezas que estes nunca serão expostos. Assim, aconselha-se o mascaramento de dados. Mascarar os dados tem o principal objetivo de proteger os dados confidenciais contra acessos não autorizados. Na prática, as ferramentas de mascaramento de dados criam uma versão semelhante aos dados originais em termos de estrutura mas sem revelar a sua verdadeira informação. Na realidade, o seu formato original mantêm-se inalterado mas os dados apresentados são fictícios. Os dados mascarados podem ser utilizados em ambientes de teste e em auditorias, não comprometendo o resultado da análise, mas garantindo sempre a confidencialidade da informação sensível. O Datapeers é uma solução que permite mascarar os dados, incluindo os mais sensíveis.
Quando uma empresa sofre um ataque externo ou por qualquer motivo perde dados importantes, nem sempre é possível continuar a trabalhar da forma habitual. Isto vai gerar perdas de produtividade e quebras no rendimento. Investir na proteção e segurança dos dados vai fazer com que o impacto destas situações seja mínimo e que não prejudique o normal funcionamento do negócio.
Sobre o autor