5 Casos de sucesso com Big Data

5 Casos de sucesso com Big Data

Big Data: casos de sucesso em empresas

O novo consumidor, mais exigente e informado, a conexão constante ao mundo online e a grande troca de informações nas diferentes redes sociais e plataformas digitais aumentou a concorrência e tornou o entendimento do mercado mais complicado por parte das empresas. Atualmente, um conhecimento pleno do mercado só pode ser alcançado através da recolha e tratamento de um grande número de dados. O Big Data permite que as empresas compreendam totalmente o seu target, otimizem os seus processos de negócios e antecipem tendências, tomando ações pró-ativas. No artigo de hoje apresentamos-lhe 5 casos de sucesso com Big Data!

Starbucks

A conhecida marca de cafés prima pela originalidade do espaço e das bebidas que oferece. Também a nível informático a empresa gosta de inovar e primar pela diferença. Utiliza soluções de Big Data há bastante tempo, de modo a manter-se sempre à frente da sua concorrência. Através do Big Data, a empresa consegue gerar análises demográficas que servem como planos de mercado e aberturas de novas lojas. A organização consegue definir os pontos de vendas ideais, cruzando grandes quantidades de dados. Os seus sistemas inteligentes recolhem informações das pessoas que circulam em determinada zona, o tráfego de veículos que existe e disponibilidades de transporte público. Com base na análise destas informações, é possível definir se abrir uma cafetaria numa determinada zona será um bom investimento ou não. O Big Data permite ainda que a marca conheça muito bem os seus clientes e desta forma conseguem gerar cupões de desconto e promoções personalizadas.

Nike 

A Nike desenvolveu um software que informa os running lovers da sua frequência de batimentos cardíacos, quantidade de passos dados, velocidade, distância percorrida, entre outras informações relevantes. Esta aplicação integra-se com as redes sociais e os utilizadores partilham os seus resultados nas diversas plataformas digitais. Esta partilha de resultados gerou um clima de competição saudável entre os atletas, o que aumentou exponencialmente os dados gerados diariamente. A Nike aproveitou estas informações para conhecer melhor o seu público e criar novos produtos de acordo com as preferências e necessidades do mercado.

UPS

A empresa norte-americana de transportes tinha o desafio de otimizar o seu cronograma de rotas, tornando-as assim mais eficientes e com os menores custos possíveis. Para conseguir este resultado foi necessário fazer um estudo matemático onde se cruzaram todas as rotas de todos os veículos, avaliando velocidade, tempo dispendido em cada entrega, pressão, entre outros fatores. A instalação de sensores em todos os veículos da empresa permitiu recolher dados que possibilitaram a criação de uma solução para as suas rotas. O resultado final da aplicação do Big Data é bastante positivo: quase 5 milhões de litros de gasolina economizados anualmente, menor necessidade de manutenções frequentes e maior eficiência nas entregas.

NBA

Este é um dos melhores exemplos de que a otimização da experiência do cliente pode ajudar a construir uma marca forte e a passar o seu real valor para os clientes. Através de análises de Big Data, a NBA proporciona ao público uma experiência personalizada muito além de um simples jogo de basquetebol. Os espetadores recebem a todo o instante novos dados em tempo real que lhes permite saber, a cada minuto, o que se passou nos jogos. Dentro da quadra de basquetebol, são disponibilizadas 6 câmaras que capturam todos os movimentos que acontecem. Devido a esta captação de todos os detalhes, o sistema atribui tags a todos os atletas, gerando estatísticas que são disponibilizadas em tempo real, como mapas de calor, posse bola, entre outros aspetos relevantes para os amantes deste desporto.

Pinterest

O Pinteres é uma rede social que chegou, viu e venceu! Tem atualmente cerca de 150 milhões de utilizadores ativos e um dos seus grandes trunfos é a utilização do Big Data. Na empresa Pinterest, os data scientists implementaram a inteligência artificial, o que permite personalizar ao máximo a experiência dos utilizadores, criar sugestões de conteúdo personalizado, entre outros aspetos que fazem as pessoas que usam o Pinterest sentirem-se especiais!

 

Sobre o autor

Marketing administrator

1 comentário

preuyieoPublicado em5:48 - Jul 21, 2018

Good web site! I really love how it is easy on my eyes and the data are well written. I am wondering how I might be notified whenever a new post has been made. I’ve subscribed to your RSS which must do the trick! Have a great day! eedecdbeddgd

Deixar uma resposta