Pense no tempo que demora um 1 segundo. É o tempo suficiente para 52 196 pessoas fazerem “Gosto” no Facebook, publicarem mais 700 fotografias no Instagram, fazerem mais de 4000 buscas no Google e publicarem cerca de 6000 tweets. A sociedade da informação gera a cada dia mais e mais dados e esse volume gigante de dados por vezes torna-se num problema para as empresas. Cada vez mais as empresas se questionam sobre como lidar com tantos dados. Neste artigo, apresentamos-lhe algumas dicas essenciais para lidar da melhor forma possível com os dados do seu negócio!
Cloud Computing
O armazenamento na nuvem é um dos grandes aliados do chamado Big Data pois guardar as informações na nuvem facilita o processamento do excessivo volume de dados e reduz bastante os custos com tecnologia. A cloud garante que pode consultar a sua informação sempre que quiser e que nada se perde. Apesar da desconfiança com que esta tecnologia foi recebida, hoje em dia já é bastante aceite e já se provou que é uma das formas mais seguras de guardar a informação.
Analisar os dados em tempo real
Um dos grandes problemas da quantidade excessiva de informações com que temos que lidar diariamente é a impossibilidade de acompanharmos tudo o que se passa. A informação chega das mais variadas fontes, o que complica a análise dos dados e a tomada das decisões. Felizmente hoje em dia já é possível analisar a informação em tempo real de uma forma muito simples, graças aos sistemas de monitorização de negócio como o Multipeers. Esta ferramenta apresenta informação da empresa oriunda de todas as fontes de informação num dashboard simples e conciso, potenciando assim a rápida e consciente tomada de decisão. Permite ainda a configuração de alertas de negócio, pelo que o gestor/empresário saberá sempre o que se passa em tempo útil.
Automatizar processos
Muitas empresas guardam mais do que uma cópia da mesma informação, criando inúmeros ficheiros e ocupando um espaço desnecessário. A chamada “desduplicação” reduz os dados através da eliminação de ficheiros repetidos. Desta forma, otimizará o espaço de armazenamento e conseguirá ganhar espaço para armazenar informação verdadeiramente importante.
Escolher a arquitetura de dados ideal
Cada negócio tem as suas especificidades e nem todos vão funcionar bem com a mesma arquitetura. Escolha a opção ideal desde o início para evitar upgrades e migração de dados. Privilegie as vantagens que a sua escolha lhe trará a longo prazo e não se foque na simplicidade nem nos benefícios a curto prazo.
Sobre o autor