5 dicas de segurança da informação para todas as empresas

5 dicas de segurança da informação para todas as empresas

Hoje em dia, utilizamos a Internet para fazer (quase) tudo: compras, assistir filmes e séries, fazer transferências bancárias, consultar dados importantes, entre muitas outras coisas. E se antes só conseguíamos fazer todas estas coisas através de um computador fixo, hoje em dia podemos fazer tudo isto através de um smartphone ou de um tablet. Todo este novo mundo de possibilidades trouxe consigo inúmeras ameaças informáticas, pelo que a segurança da informação se tornou prioritário para as organizações. Atualmente, proteger-se contra os ataques cibernéticos não é uma escolha, mas sim uma necessidade e os números não enganam: cerca de 60% das pequenas e médias empresas não voltam a reabrir após sofrerem um ataque virtual. Assim sendo, é fundamental que as empresas se protejam devidamente. No artigo de hoje, deixamos-lhe 5 dias de segurança da informação para que as possa aplicar na sua empresa!

Não desvalorize a utilização de firewall, antivírus e anti-spam

A medida mais básica (e das mais negligenciadas) para evitar ataques virtuais é fazer a instalação de filtros de firewall e softwares antivírus. O antivírus vai garantir que o seu computador deteta qualquer tentativa de intrusão e que consegue verificar se os dispositivos móveis se encontram limpos. É imprescindível que todos os computadores, telemóveis e dispositivos amovíveis estejam protegidos, pois basta só um elemento estar afetado para infetar toda a rede da empresa.

Faça backup frequentemente

O backup não resolve o problema do ataque informático, mas garante que é mais fácil recuperar após a empresa sofrer um. As cópias de segurança devem ser realizadas diariamente e aconselha-se a que sejam armazenadas num servidor externo, preferencialmente na Cloud, devido aos custos mais reduzidos e à segurança reforçada que esta forma de armazenamento oferece. Aconselha-se ainda a utilização de um serviço de disaster recovery, uma solução muito completa que além de copiar os dados também garante o seu restauro de forma eficiente em caso de desastres naturais ou falhas de infraestrutura. Este tipo de soluções tem como grande objetivo eliminar (ou pelo menos minimizar em larga escala) o tempo de inatividade de uma empresa devido a falhas. O RAAS é um serviço de disaster recovery totalmente gerido por equipa especializada e dá-he a possibilidade de recuperar um servidor virtual em segundos.

Proteja os seus documentos mais importantes com mascaramento

Ferramentas como o Datapeers ajudam-no a garantir a privacidade dos seus dados. A evolução tecnológica transformou o valor dos dados que são, hoje em dia, os ativos mais importantes de qualquer organização, pois é através dos dados que os gestores analisam o comportamento dos consumidores e tomam decisões importantes para o futuro das empresas. Através de técnicas de mascaramento de dados sofisticadas, o Datapeers garante a privacidade e proteção da informação em todos os ambientes.

Mantenha uma política de segurança de informação rígida

Ter uma política de segurança de informação que eduque os colaboradores e os faça cumprir as regras de segurança é fundamental para que tudo funcione corretamente. A política de segurança é um documento desenvolvido pela empresa onde se registam os princípios de segurança que a empresa adota e que devem ser seguidos de forma rigorosa pelos colaboradores. A política de segurança deve ser aplicada em todos os sistemas de informação, a nível de desktop e de mobile. Devem criar-se sanções para os incumpridores, pois assim será mais fácil garantir que os colaboradores respeitam e seguem as normas.

Partilhe informação apenas com entidades que cumpram as normas

Em muitas ocasiões, os colaboradores e os fornecedores de serviços de tecnologias de informação precisam de aceder aos dados confidenciais da empresa para poderem trabalhar. Este é um grande risco para as empresas pois a sua segurança poderá estar comprometida devido ao acesso de diversas pessoas à informação. Deste modo, é fundamental que as empresas assinem acordos de confidencialidade com essas entidades de modo a proteger os dados. Esta medida além de aumentar o grau de compromisso dos colaboradores com a segurança da informação, também garante a proteção legal à empresa caso os dados sejam tornados públicos.

Sobre o autor

Marketing administrator

Deixar uma resposta