5 erros fatais na proteção da sua informação

5 erros fatais na proteção da sua informação

Errar e dados privados são dois conceitos que não podem andar lado a lado. A perda ou exposição de dados pode comprometer totalmente a viabilidade de um negócio, pelo que é cada vez mais essencial que as empresas protejam devidamente a sua informação. No artigo de hoje, apresentamos 5 erros fatais na proteção da sua informação!

Não usar mascaramento de dados em ambientes privados

É cada vez mais importante proteger as informações sensíveis através de técnicas que impedem a sua leitura. O mascaramento de dados, uma opção proporcionada pelo Datapeers, permite que se crie uma versão idêntica da base de dados de origem a nível estrutural, mas com dados mascarados. Na realidade, o seu formato original mantêm-se inalterado, mas os dados apresentados são fictícios. Ou seja, numa coluna de uma base de dados com informação bancária dos utilizadores de uma loja online, é possível mascarar os dados através da criação de novos números bancários em que os algarismos foram “misturados”, criando número fictícios, mas com o mesmo valor para o tratamento dos dados pretendido. Os dados mascarados podem ser utilizados em ambientes de teste e em auditorias, não comprometendo o resultado da análise, mas garantindo sempre a confidencialidade da informação.

Recorrer a dispositivos amovíveis para guardar informação confidencial

A informação confidencial de uma empresa deve ser preferencialmente armazenada na Cloud, visto que este tipo de soluções oferece um grande nível de segurança. Além disso, devem existir várias cópias da informação mais importante, para que não haja riscos de perda de dados importantes. Em caso de extrema necessidade de guardar dados em dispositivos amovíveis, estes devem ser encriptados e só devem ser acedidos pelas pessoas que precisam realmente de trabalhar com aquelas informações.

Usar uma infraestrutura inadequada à realidade da empresa

Cada empresa tem as suas particularidades e deve ter isso em conta no momento de definir uma estratégia de backup de dados. Uma solução que resulta muito bem na empresa vizinha pode não ser a mais adequada para o seu negócio. Não deve olhar apenas para o preço ou para o espaço de armazenamento: todos os fatores e especificidades do seu negócio devem ser consideradas para que escolha a infraestrutura mais adequada para si.

Deixar documentos espalhados pelo escritório

Muitos profissionais deixam documentos com informações privadas na sua mesa de trabalho, o que possibilita que estes sejam lidos por outros pessoas. É fundamental ter muito cuidado com estas situações e ter a certeza de que nenhum documento importante fica em cima da secretária.

Utilizar a mesma password para todos os serviços

Um erro muito cometido pelos colaboradores das empresas é utilizar a mesma password para todas os serviços. Aconselha-se a escolha de passwords fortes, com letras, números e sinais de pontuação e cada conta deve ter a sua própria palavra-passe. Deve também desativar-se o preenchimento automático para utilizadores e senhas e deve implementar-se uma política de troca de passwords a cada três meses.

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

Deixar uma resposta

5 × 2 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

  • RSS
  • Follow by Email
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn