Adivinhar o futuro é algo que todos gostaríamos de conseguir, seja na nossa vida privada ou na nossa vida profissional. Se pudéssemos saber com antecedência que uma grande crise económica iria afetar a nossa empresa, seriamos capazes de criar um plano eficaz para minimizar os impactos desta crise. A análise preditiva não promete adivinhar o futuro, mas é capaz de ajudar a criar estratégias que antecipem tendências. No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância da análise preditiva para o sucesso de uma empresa!
A análise preditiva tem como objetivo prever o futuro através da análise de dados que avalia um cenário específico, para que seja possível antecipar tendências importantes para a definição de estratégias futuras. O uso de ferramentas de Analytics e Big Data é essencial para este tipo de análise. Esta análise prevê realidades e avalia probabilidades de mercado, ajudando as organizações a definir estratégias que ajudam a alcançar os resultados esperados.
Na área de marketing, a análise preditiva pode ajudar as empresas a definir um perfil de cliente, identificando as suas especificidades e necessidades. Assim, é possível ter informação muito importante sobre os consumidores, para que se ofereça o melhor produto possível. Também é possível analisar o comportamento dos utilizadores do website (quanto tempo esteve lá, o que pesquisou, se deixou uma compra a meio, entre outras coisas). Deste modo, é possível desenvolver estratégias de comunicação assertivas que vão ao encontro do perfil do público-alvo da empresa.
A nível da área do retalho, a análise preditiva permite prever a procura por um determinado produto ou serviço, planeando campanhas e eventos para atrair a atenção do target. Esta análise também ajuda as empresas deste setor a definir quais produtos devem ter em stock e quais devem trabalhar para criar fidelidade junto dos clientes.
Na indústria, um modelo de previsão como esta análise é bastante útil. É possível prever falhas em equipamentos, antecipar necessidades de manutenção, aumentar a segurança dos colaboradores e aumentar a produtividade.
Sobre o autor