Armazenamento dos dados: como reduzir os custos e aumentar a segurança?

Armazenamento dos dados: como reduzir os custos e aumentar a segurança?

O volume de dados criados nas empresas é cada vez maior e existe uma grande dificuldade em gerir e armazenar toda a informação criada diariamente. A tecnologia ajuda as empresas a lidar com este “boom” de dados, mas nem sempre é fácil encontrar o equilíbrio entre redução de custos e aumento da segurança. No artigo de hoje, apresentamos-lhe algumas dicas para reduzir os custos e aumentar a segurança dos seus dados!

Utilizar um bom antivírus

As empresas não devem descurar o uso do antivírus. Este deve estar sempre atualizado e é recomendado que as empresas invistam em licenças de antivírus, pois as versões gratuitas apenas oferecem um nível básico de proteção. Contudo, é importante que tenha em conta que nenhum antivírus oferece garantias de uma proteção 100% eficaz e é essencial que as empresas formem os seus colaboradores para estarem atentos a links suspeitos e para contribuírem para a proteção da informação da empresa.

Adote um storage

A utilização de um storage para consolidar os discos e centralizar o armazenamento dos dados traz imensas vantagens para as empresas. Em primeiro lugar, é um serviço escalável e consome muito menos energia do que um servidor ligado durante todo o dia, contribuindo para reduzir os custos. É um serviço seguro que utiliza a replicação dos dados, ou seja, todas as informações podem ser duplicadas em dois equipamentos distintos, eliminando a probabilidade de perda de informação. Por fim, o storage oferece um alto desempenho, visto que utiliza diferentes softwares que eliminam dados duplicados, aumentando a eficiência do sistema.

Invista no armazenamento na Cloud

Um estudo levado a cabo pela KPMG concluiu que metade das empresas que opta pelo armazenamento na Cloud refere os baixos custos como o principal fator motivacional. Utilizar a Cloud vai fazer com que os documentos em meios físicos sejam eliminados, o que reduz custos com colaboradores e armazenamento. A Cloud permite que a empresa não tenha que investir em estruturas caras e complexas, como datacenters. Além disso, a utilização da Cloud é extremamente segura e permite que qualquer colaborador da empresa tenha acesso aos documentos a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet, o que vai melhorar a sua performance.

Define indicadores de performance

Os indicadores de desempenho (KPI’s) são muito importantes para avaliar o sucesso das estratégias utilizadas pela empresa, bem como para identificar problemas e soluciona-los. Também na área de gestão de infraestruturas e armazenamento de dados, é importante ter KPI’s estabelecidos, como por exemplo, disponibilidade do sistema, qualidade dos serviços, resolução de tickets e custos de TI.

Garantir a segurança da informação e ao mesmo tempo reduzir os custos é um dos objetivos principais de qualquer negócio. As empresas devem dotar-se das ferramentas adequadas para garantir que os seus dados se mantêm confidenciais, sob pena de perderem “pontos” para a concorrência!

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

Deixar uma resposta

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

  • RSS
  • Follow by Email
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn