Como evitar a exposição de dados com mascaramento?

Como evitar a exposição de dados com mascaramento?

Ano novo, preocupações antigas! A segurança da informação continuará a ser em 2020 a principal preocupação das empresas. Os ataques por parte dos hackers são cada vez sofisticados e imprevisíveis e as ameaças não param de aumentar. Por esse motivo, o mascaramento de dados será, cada vez mais, uma solução procurada pelos profissionais de TI. O mascaramento de dados visa a criação de uma versão dos dados estruturalmente idêntica, mas não igual. Esta técnica cria uma base de dados com informação fictícia, mas realista, que pode ser utilizada para fins de testes e formação. As soluções de mascaramento de dados oferecem uma variedade de técnicas scrambling sofisticadas para proteger dados sensíveis, substituindo-os de forma irreversível por dados que não são reais, mantendo a integridade referencial da base de dados. No artigo de hoje, vamos perceber como podemos evitar a exposição de dados com mascaramento!

Proteja os seus dados em todos os momentos

Com o mascaramento de dados pode utilizar dados sensíveis em ambientes de teste e garantir que a informação confidencial se mantém inviolável. A informação mascarada pode ser utilizada para efeitos de marketing e auditorias, bem como para análises de comportamento do consumidor e de tendências do mercado, entre muitas outras utilizações. Nos dias de hoje, é muito importante que as empresas protejam os seus dados em todas as etapas de trabalho, ou seja, desde que os dados são gerados até ao momento em que são divulgados e, posteriormente, armazenados. Só com uma solução de mascaramento de dados garante que a informação confidencial não é exposta em nenhum momento.

Reduza a probabilidade de erro humano

Anteriormente, o trabalho do mascaramento de dados era desenvolvido de forma manual, o que consumia muitos recursos e muitas horas de trabalho. Além disso, a probabilidade de haver erro era muito elevada. Com um software que faça este trabalho, um sistema inteiro pode ser mascarado em apenas algumas horas, pois o tempo de execução é bastante reduzido. Assim sendo, além de se ganhar vantagens em termos de poupança de recursos, também existe a vantagem de garantir que não ocorrem erros e que dados privados não são expostos.

Garanta o cumprimento das legislações vigentes

Outro fator muito importante relacionado com a necessidade de proteger os dados prende-se com o RGPD que entrou em vigor, com carácter obrigatório, em maio de 2018. Esta nova lei obriga as empresas a terem uma especial atenção ao modo como tratam os dados dos seus clientes e caso haja incumprimento as multas serão bastante elevadas. Assim sendo, o mascaramento de dados ajuda as empresas a cumprir a nova lei e é uma ferramenta essencial para garantir que as informações não se perdem nem são expostas. Uma empresa que veja os seus dados mais sensíveis expostos corre o risco de ver o seu negócio ir à falência, pois perderá a credibilidade junto de todos os seus públicos.

 

Os softwares que permitem o mascaramento de dados, como o Datapeers, permitem o acesso aos dados sem a exposição da informação privada. Esta solução garante os mais elevados níveis de segurança e o mais elevado nível de desempenho. Nenhuma regra de negócio é danificada devido à ampla biblioteca de mascaramento de dados.

Sobre o autor

Marketing administrator

Deixar uma resposta