Como lidar com dados privados de forma eficaz?

Como lidar com dados privados de forma eficaz?

A privacidade dos dados continua a ser uma das maiores preocupações das empresas. Cada vez mais existe a necessidade de garantir que as informações partilhadas por clientes, fornecedores e parceiros se mantêm privadas e seguras. Outro ponto que aumenta a necessidade de maior proteção da informação, é o aumento do número e da sofisticação dos ataques e hackers, que conseguem de forma fácil aceder a um sistema e clonar ou apagar toda a informação. Neste artigo, vamos perceber de que modo podemos lidar com os dados privados de forma eficaz.

Não utilize redes públicas

Não devemos ligar os nossos dispositivos a redes públicas, como as dos aeroportos e dos hotéis. Jamais deve inserir dados pessoais importantes quando estiver ligado a uma rede deste tipo. Se estiver fora do escritório e precisar de aceder a informação importante, deve utilizar sempre uma ligação VPN. Uma VPN (rede privada virtual) é um tipo de conexão privada que utiliza uma rede pública para aceder aos dados da sua empresa. Contém uma criptografia de conexão que impede a interceção de dados e rastreamento de IP’s. Esta é a forma mais segura de aceder aos dados da empresa através de redes públicas e deve ser a única forma permitida pela empresa para os colaboradores poderem aceder ao e-mail corporativo fora da rede interna.

Controle os acessos e partilhas

É essencial que todos os acessos aos conteúdos externos (sites, FTPs, entre outros) e internos (partilhas) tenham algum tipo de controlo, se possível com uso de credenciais exclusivas de cada utilizador. Desta forma, a empresa consegue saber quem acessa o quê e garante uma maior proteção à sua informação.

Utilize um programa de proteção 

Ferramentas como o Datapeers ajudam-no a garantir a privacidade dos seus dados. A evolução tecnológica transformou o valor dos dados que são, hoje em dia, os ativos mais importantes de qualquer organização, pois é através dos dados que os gestores analisam o comportamento dos consumidores e tomam decisões importantes para o futuro das empresas. Através de técnicas de mascaramento de dados sofisticadas, o Datapeers garante a privacidade e proteção da informação em todos os ambientes.

Seja próativo

Mesmo que utilize todas as medidas preventivas, nada lhe pode garantir que a sua empresa não vai ser atacada. Por isso mesmo, a melhor solução é a prevenção através de uma solução de disaster recovery. Uma solução de disaster recovery é um processo muito completo que garante a proteção dos dados e a sua recuperação em caso de falhas. O backup faz parte do disaster recovery, mas é apenas uma das suas componentes. O disaster recovery é uma solução muito completa visto que além de copiar os dados também garante o seu restauro de forma eficiente em caso de desastres naturais ou falhas de infraestrutura. Este tipo de soluções tem como grande objetivo eliminar (ou pelo menos minimizar em larga escala) o tempo de inatividade de uma empresa devido a falhas. O RAAS é um serviço de disaster recovery totalmente gerido por equipa especializada e dá-he a possibilidade de recuperar um servidor virtual em segundos.

 

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

Deixar uma resposta