Armazenar dados na Cloud é uma tendência cada vez mais presente nas empresas de todo o Mundo. Contudo, nem sempre as empresas utilizam esta ferramenta da melhor forma, cometendo erros que podem colocar em risco a segurança e privacidade da sua informação. A utilização correta do armazenamento na Cloud pode ter benefícios enormes para as empresas, pelo que é essencial utilizar a nuvem da melhor forma possível. No artigo de hoje, apresentamos as melhores práticas para o armazenamento de dados na Cloud.
Planeie a migração para a Cloud
É preciso decidir que ficheiros e programas vão migrar para a nuvem. Do mesmo modo, é necessário ter sempre um plano B preparada: se o serviço da Cloud falhar, como é que os colaboradores poderão continuar a trabalhar? Ativar um plano de desastre e fazer com frequência backups são duas boas opções para minimizar os impactos se algo correr menos bem. Como acontece em todas as áreas de uma empresa, também na questão do armazenamento é preciso um planeamento.
Definição dos acessos
De forma a garantir a privacidade e segurança da sua informação, é preciso definir diferentes níveis de acesso para os diferentes utilizadores. Não é aconselhável que todos os colaboradores tenham livre acesso a todo o conteúdo da Cloud. Para garantir a segurança dos dados, cada colaborador deve ter acesso apenas à informação de que necessita para realizar o seu trabalho. Deste modo, consegue controlar-se muito melhor o acesso à informação empresarial.
Segurança em primeiro lugar
Nada é cem por cento infalível e uma das principais desvantagens da tecnologia em nuvem é que os dados e arquivos de uma empresa correm o risco de ficar desprotegidos. As questões de segurança devem ser planeadas numa fase inicial no momento de transição do local para a nuvem. A informação que é realmente muito sensível não deverá ser migrada para o exterior. Contudo, cada vez mais a tecnologia em nuvem dá provas de que é segura e os riscos relacionados com a segurança serão cada vez mais reduzidos.
Acesso à Internet de qualidade
A tecnologia em nuvem pede que exista um bom acesso à Internet. Se não houver um bom servidor e uma boa conexão de dados, o acesso à nuvem será mais moroso e complicado. A tendência é culpar os serviços de Cloud Computing mas na maior parte das vezes o problema é interno. Por isso, antes de migrar os seus arquivos para a Cloud é essencial que garante que o seu serviço de acesso à Internet funciona bem.
Conheça as diferentes opções do mercado
Existe a ideia generalizada e errada de que qualquer serviço de Cloud Computing serve. No entanto, um serviço de Cloud Computing é como qualquer outro e deve ser escolhido de acordo com as necessidades específicas da empresa. Faça uma pesquisa exaustiva de mercado para garantir que escolhe a opção certa para o seu negócio. Caso contrário, corre o risco de pagar por um serviço de que não precisa ou de não cobrir todas as necessidades que o seu negócio tem!
Sobre o autor