O coronavírus começou a ser noticiado em finais de 2019. Já atingiu quase 200 países em todo o Mundo e tem feito vítimas mortais um pouco por toda a parte. Vivemos uma época de pandemia e não só a nossa saúde será afetada, como também a “saúde” das empresas se verá ameaçada. Uma grande parte das organizações tem adotado o teletrabalho como forma de proteger os seus colaboradores e impedir a disseminação da doença. Numa era em que todos temos que ser mais conscientes no que diz respeito à proteção, é essencial não descurar a segurança dos dados com os quais lidamos diariamente. No artigo de hoje, vamos perceber como podemos proteger a informação em tempos de coronavírus!
Nesta fase em que os colaboradores estão a trabalhar fora do escritório, é preciso consciencializá-los sobre a necessidade de protegerem devidamente a informação da empresa. Aconselha-se que haja um controlo do acesso à informação, concedendo acessos apenas à informação de que cada pessoa precisa para desempenhar a sua função.
A informação confidencial de uma empresa deve ser preferencialmente armazenada na Cloud, visto que este tipo de soluções oferece um grande nível de segurança. Além disso, devem existir várias cópias da informação mais importante, para que não haja riscos de perda de dados importantes. Em caso de extrema necessidade de guardar dados em dispositivos amovíveis, estes devem ser encriptados e só devem ser acedidos pelas pessoas que precisam realmente de trabalhar com aquelas informações.
Os dados mascarados podem ser utilizados em ambientes de teste e em auditorias, não comprometendo o resultado da análise, mas garantindo sempre a confidencialidade da informação sensível. Numa época em que é cada vez mais importante proteger a informação confidencial, a utilização do mascaramento de dados tem aumentado significativamente. Com o mascaramento de dados poderá utilizar dados sensíveis em ambientes de teste e garantir que a informação confidencial se mantém inabalável. Esta informação mascarada poderá ser utilizada para efeitos de marketing e auditorias, bem como para análises de comportamento do consumidor e de tendências do mercado. O Datapeers é um exemplo de um programa que pode ser utilizado com este propósito.
Um rede VPN é uma rede privada virtual que transmite dados criptografados enquanto eles navegam de um ponto para outro no mundo Web. Conectar-se através da VPN faz com que o utilizador possa navegar em sites de forma segura e privada. As ligações VPN são cada vez mais utilizadas, pois permitem aceder remotamente a arquivos locais e é uma forma segura de navegar através de redes Wi-fi públicas. Este tipo de conexão tem vindo a ganhar cada vez mais importância devido ao aumento da mobilidade laboral. Hoje em dia, os colaboradores enviam e-mails e partilham ficheiros através de qualquer lugar, pelo que é essencial aplicar esta regra nas empresas.
Sobre o autor