Nunca estivemos tão preocupados com a privacidade como estamos atualmente. A nossa intimidade pode ser invadida em praticamente todos os momentos, desde roubo de dados no Facebook ou roubo de dados bancários. Realmente, existem cada vez mais ataques informáticos, mas a responsabilidade também é nossa. É fundamental termos bons hábitos para que os nossos dados se mantenham seguros. Selecionamos algumas dicas simples para proteger a privacidade dos seus dados e apresentamo-las neste artigo!
A maior parte das pessoas não coloca senhas nos seus equipamentos. Os telemóveis e computadores contêm muita informação sobre nós, pelo que deixar um computador ou telemóvel desbloqueado é o mesmo que deixar a porta de sua casa destrancada e ir de férias! Crie uma senha forte e de preferência não repita a mesma senha em dispositivos diferentes.
Pens, CD’s e discos externos podem conter material malicioso que prejudica a empresa. Ao passar estes dispositivos de computador em computador, a probabilidade de contaminar os equipamentos com vírus é muito elevada. Além disso, partilhar dados com pessoas externas às empresas pode comprometer muito a segurança dos dados. Porém, é praticamente impossível eliminar completamente esses dispositivos do dia a dia de seus colaboradores. É difícil eliminar por completo o uso destes dispositivos mas pode e deve implementar regras que minimizem o risco de perda de dados, como a obrigatoriedade de passar o antivírus antes de abrir uma pen, por exemplo. Isto já ajuda a garantir a proteção da informação.
A medida mais básica (e das mais negligenciadas) para evitar ataques virtuais é fazer a instalação de filtros de firewall e softwares antivírus. O antivírus vai garantir que o seu computador deteta qualquer tentativa de intrusão e que consegue verificar se os dispositivos móveis se encontram limpos. É imprescindível que todos os computadores, telemóveis e dispositivos amovíveis estejam protegidos, pois basta só um elemento estar afetado para infetar toda a rede da empresa.
Em muitas ocasiões, os funcionários e os fornecedores de serviços de tecnologias de informação precisam de aceder aos dados confidenciais da empresa para poderem trabalhar. Este é, inevitavelmente, um risco para as empresas pois a sua segurança poderá estar comprometida devido ao acesso de diversas pessoas à informação. Deste modo, aconselha-se que as empresas assinem acordos de confidencialidade com essas pessoas e entidades de modo a proteger os dados. Esta medida além de aumentar o grau de compromisso dos colaboradores com a segurança da informação, também garante a proteção legal da empresa caso os dados sejam tornados públicos. É aconselhável que existam sanções contempladas nestes documentos em caso de incumprimento, pois quando existem sanções, o nível de comprometimento é mais elevado!
Sobre o autor