Entenda a diferença entre segurança e privacidade dos dados

Entenda a diferença entre segurança e privacidade dos dados

Segurança e privacidade dos dados são dois conceitos que andam lado a lado. Muitas pessoas confundem os conceitos e pensam que se tratam da mesma coisa. No entanto, apesar de terem o objetivo comum de proteger dados sensíveis, segurança e privacidade dos dados não são a mesma coisa e têm abordagens diferentes para alcançarem o objetivo que partilham. No artigo de hoje, vamos entender as diferenças entre estes dois conceitos e perceber como podemos manter os dados privados e seguros!

O que é segurança dos dados?

Os profissionais de segurança dos dados trabalham com ferramentas específicas para deter cibercriminosos e impedir que eles acedam à rede obtendo informações sensíveis como dados bancários, informações pessoais, informações intelectuais, entre outras. Nesta área, são utilizados sistemas de permissão, de classificação de informação, gestão de acessos e análises de comportamento de utilizadores. O objetivo da utilização de todas estas ferramentas é impedir que os hackers acedam aos dados confidenciais.

O que é a privacidade dos dados?

A privacidade é o direito que cada indivíduo tem de controlar a exposição e a disponibilidade das suas informações privadas que o caracterizem como indivíduo único (nome completo, número de cartão de cidadão, dados bancários, entre outros). A privacidade é essencial para se poder viver em sociedade, visto que este conceito é a base da nossa liberdade. As empresas precisam de ter um grande cuidado na forma como lidam com os dados dos seus clientes e parceiros de negócio, pois uma empresa que veja as suas informações privadas expostas pode comprometer a sua continuidade.

Quais são os pilares da segurança da informação?

Os 6 pilares da segurança da informação são:

  • Integridade: preserva os dados originais em qualquer ambiente;

  • Confidencialidade: garante o sigilo da informação, impedindo que pessoas não autorizadas consigam aceder a dados privados;

  • Disponibilidade: permite o acesso à informação apenas às pessoas autorizadas;

  • Autenticidade: garante que os dados são fidedignos, informando sempre o utilizador sobre as fontes dos dados;

  • Irretratabilidade: garante que o autor não pode negar a autoria dos dados;

  • Conformidade: assegura que tudo será feito de acordo com os processos e leis vigentes.

Proteja os dados mais sensíveis com mascaramento

O mascaramento de dados visa a criação de uma versão dos dados estruturalmente idêntica, mas não igual à versão original. Esta técnica cria uma base de dados com informação fictícia, mas realista, que pode ser utilizada para fins de testes e formação. É cada vez mais importante que as empresas adotem este tipo de soluções, pois os ataques informáticos são cada vez mais sofisticados, o que faz com que sejam mais imprevisíveis e mais letais. E uma exposição dos dados sensíveis das empresas pode colocar toda a organização em risco. O Datapeers oferece uma variedade de técnicas scrambling sofisticadas para proteger dados sensíveis, substituindo-os de forma irreversível por dados fictícios mas realistas.

 

 

Sobre o autor

Marketing administrator

Deixar uma resposta