Como as fake news podem prejudicar a sua empresa?

Como as fake news podem prejudicar a sua empresa?

Nos últimos tempos, o termo “fake news” passou a fazer parte do nosso dia-a-dia. As notícias falsas são criadas para atrair audiência, fazendo com que as pessoas cliquem nos links. O objetivo é aumentar a receita através dos anúncios. As falsas notícias também são utilizadas para benefício próprio e para desconstruir ideias enraizadas na população. O termo “fake news” ganhou força durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos, mas a sua atuação vai muito além da política. Empresas como a PepsiCo viram a sua reputação ameaçada devido à disseminação de notícias falsas. Numa era em que a informação viaja tão rapidamente, é muito importante que as empresas se protejam também desta ameaça. No artigo de hoje, deixamos-lhe algumas dicas para não ser vítima de fake news e para não correr o risco de ver o nome da sua empresa “manchado” por esta nova ameaça!

Atenção às fontes de informação

As notícias falsas nunca são divulgadas (ou pelo menos não deveriam ser) por jornalistas profissionais ou meios de comunicação importantes. Estas notícias por norma são divulgadas em sites pouco conhecidos e sem credibilidades. Verifique sempre as fontes da notícia e a linguagem utilizada. Quanto menos correta for e quanto menos fontes a notícia tiver, maior será a probabilidade de estar perante uma notícia falsa.

Monitorize constantemente o nome da sua empresa

Para impedir que uma notícia falsa se espalhe rapidamente, deve monitorizar todos os dias o nome da sua empresa/marca. Faça pesquisas no Google e nas diversas redes sociais. Pode definir alertas Google com o nome da sua empresa, para ser notificado sempre que uma notícia sobre si é publicada. Quanto mais tempo uma notícia falsa estiver no ar, maiores serão os prejuízos para a sua marca. Assim, se estiver sempre atento, poderá encontrar a fake new rapidamente e evitar estragos.

Trabalhe para criar uma imagem de respeito

A imagem que os clientes e potenciais clientes têm da sua empresa é muito importante nestes momentos. Se a sua marca tiver uma ótima reputação no mercado, as pessoas não acreditaram tão facilmente numa notícia negativa sobre si. É importante que a sua empresa cumpra com todas as normas de proteção de dados e que garanta que a privacidade dos dados que possui se mantém intacta. Numa época em que a proteção da informação pessoal é tão importante, é essencial que não haja falhas neste campo, pois uma falha de segurança pode comprometer toda a confiança que o mercado tem em si.

Tenha um plano de comunicação de crise

Por muito cuidado que tenha, nada lhe garante que não será vítima de uma fake new. Assim, deve ter sempre preparado um plano de comunicação de crise que deve entrar em ação caso a sua imagem esteja ameaçada. Durante umasituação de crise, um planeamento estratégico é essencial. As boas relações com a Comunicação Social podem ajudar a empresa a manter os colaboradores, clientes, fornecedores e demais stakeholders, bem informados sobre o problema e as ações para solucioná-lo.

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

Deixar uma resposta

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

  • RSS
  • Follow by Email
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn