Gestão de dados: Como funciona e como fazer?

Gestão de dados: Como funciona e como fazer?

Na procura por um maior controle sobre a qualidade da informação, a melhor forma de se fazer isso é entendermos sobre o que é qualidade, e a importância dela para a empresa no processo como um todo. A maioria das empresas consideram os dados como elementos cruciais em suas estratégias. Isso acaba sendo evidente, pois se a qualidade dos dados não for satisfatória, as informações serão incompletas, caras e inconsistentes, que no final irão trazer enormes transtornos ao cumprimento das estratégias. Os dados podem ser considerados ativos, e por isso devem ser gerenciados. Sabemos que a baixa qualidade dos dados compromete tanto o desenvolvimento dos projetos, quanto o resultado final, pois sem o estabelecimento de uma gestão efetiva dos dados, não podemos esperar uma boa qualidade dos mesmos.

Como funciona a gestão de dados?

A gestão de dados consiste em organizar os dados de uma forma lógica com a finalidade de fornecer informações sólidas para embasar as decisões de uma empresa contando com os seus mais diversos setores e segmentos. Os dados podem servir como métricas e indicadores para transformar as atividades mais estratégicas e menos operacionais A gestão de dados tem como principal objetivo organizar, da melhor forma possível, os dados das empresas resultantes das ferramentas e dos processos executados pela instituição, e posteriormente transformá-lo em sabedoria empresarial. É um processo sistêmico, que tem início na formação dos dados e término quando uma solução é aplicada com base naquilo que foi obtido e investigado.

Os ambientes de dados atuais são compostos por diversas tecnologias e abordagens, que são responsáveis pela a arquitetura empresarial de hoje. Porém quando a questão é gestão de dados, a dúvida que pode surgir é, quais são os reais benefícios? Como posso implantar a gestão de dados na empresa?

Os maiores benefícios da gestão de dados

Devemos primeiramente levar em consideração que cada empresa é única, e os benefícios podem variar, mas por meio de um trabalho bem executado de gestão de dados, não há dúvidas que a sua empresa terá uma série de benefícios.

Consolidação das informações

Devido ao cruzamento dos dados coletados é possível realizar o levantamento de informações sólidas, que irá facilitar a tomada de decisões baseadas em dados e deixando de lado as decisões por impulso. Não podemos esquecer que, as decisões por impulso são as principais causas de erros nas empresas e, por isso, combatê-las é extremamente importante.

Compreensão dos processos

A partir do momento que é adotado a gestão de dados, conseguimos ter um maior entendimento sobre as reais necessidades da empresa, que irá formar uma base importante que auxiliará no estabelecimento de planejamentos e irá nortear a criação de novas ações de vendas.

Otimização de processos

Com a gestão de dados é possível avaliar o desempenho de cada área da sua empresa, o que irá lhe permitir encontrar os possíveis erros de processos e corrigi-los, aumentando a produção e reduzindo os custos. Os processos estando otimizados, menos colaboradores irão precisar se dedicar a questões mais burocráticas e operacionais, podendo ter mais foco nas estratégias.

Alinhamento nas áreas de tecnologia

A empresa terá um melhor alinhamento entre as áreas de tecnologia (TI) e as áreas de negócio. Esse alinhamento é uma premissa fundamental para o bom funcionamento da gestão de dados. As outras áreas dentro da TI, como por exemplo: as áreas de mapeamento de processos e as áreas de desenvolvimento de sistemas podem se beneficiar de um alinhamento já iniciado. Desta forma, a área de TI pode ser mais ativa na empresa, participando também dos processos e do planejamento estratégico, produzindo relatórios e dados que podem ser importantes para toda a organização.

Cultura organizacional baseada em métricas

Podemos destacar também a criação da cultura do uso de indicadores de processo, qualidade e desempenho dos dados e informações. Essa cultura é importante para manter a gestão de dados alinhada a estratégia da empresa.

Como implantar a gestão de dados na empresa

Implantar a gestão de dados na sua empresa, apesar de parecer algo complexo, não é difícil e também não demanda um grande investimento. Mesmo as pequenas e médias empresas podem iniciar a sua gestão de dados por meio da implantação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning). Utilizando esse sistema é possível gerenciar todos os dados gerados por sua empresa de forma simplificada e em uma plataforma única, o que acaba diminuindo os riscos de erros e divergências.

Um artigo by: GestãoClick

Sobre o autor

Marketing administrator

Deixar uma resposta