O relacionamento com o cliente é cada vez mais importante para as empresas, visto que os consumidores são cada vez mais exigentes e informados e torna-se cada vez mais difícil surpreendê-los e agradá-los. A boa gestão de clientes permite que se ofereça produtos e serviços mais direcionados às reais necessidades dos consumidores, o que certamente aumentará a sua satisfação e lealdade para com a marca. No artigo de hoje, abordamos as melhores práticas na gestão de dados dos clientes!
Estruture a sua base de dados de clientes e classifique todas as informações que tem sobre eles, para que possa identificar os pontos onde tem mais dificuldades em preencher requisitos e perceber o que precisa de fazer para melhorar. A classificação dos dados dos clientes permite que perceba o que está a falhar para que a prospeção seja mais efetiva. Deve ter em conta que uma boa base de dados de clientes é composta pela manutenção dos clientes existentes e pela conquista de novos clientes. É importante estar sempre a par das tendências do mercado, pois este é cada vez mais dinâmico e está em constante mudança e só assim conseguirá fazer uma boa gestão de dados.
Mais dados significa melhores previsões, por isso, quanto mais dados conseguir recolher e aceder, melhor será a sua capacidade de análise. Neste sentido, é muito importante que as empresas adotem soluções que lhes permitam aceder aos dados de modo instantâneo e em qualquer lugar. O Multipeers é uma ferramenta BAM que permite uma análise e gestão de dados em tempo real, através de um dashboard onde estão condensados os dados das mais diversas fontes de dados da empresa. Deste modo, é mais fácil saber o que se passa e analisar corretamente o estado da empresa, para que possa tomar as melhores decisões para o negócio.
A sua base de dados de clientes vale muito e precisa de ser protegida com extremo cuidado. Faça backups periodicamente ou guarde todas as suas informações na Cloud, para que tenha a garantia de que se algo acontecer à sua máquina, as informações encontram-se salvaguardadas. Limite o acesso da base de dados dos clientes apenas aos colaboradores que de facto precisam de a utilizar.
Atualizar a base de dados frequentemente é muito importante, pois assim conseguirá garantir que os registos estão sempre corretos. É muito comum que as pessoas mudem de morada, de telefone ou de e-mail, por exemplo. E é importante que estes dados estejam sempre atualizados pois isso fará com que tenha uma maior eficácia nas abordagens. Deve também ter em conta que a sua base de dados deve conter apenas os dados que são realmente importantes. Ter dados que não têm qualquer utilidade no processo de fidelização do cliente só servem para ocupar espaço e confundir os gestores.
Sobre o autor