A dark web é uma porção do mundo da World Wide Web conhecida por ser utilizada por visitantes do mercado negro. É um conjunto de redes encriptadas que se encontram escondidas da Internet “normal” e visível. Os sites da dark web não são encontrados através de pesquisas em motores de busca nem através do link num browser normal. A dark web é muito aliciante para criminosos, uma vez que o domínio e as origens das informações são disfarçados. Este lado negro da Internet contém 7500 terabytes de dados, um valor assustadoramente superior aos 19 terabytes que a Internet visível guarda. Este é um ambiente propício para o roubo de dados e para os crimes virtuais, pelo que temos muito a aprender com este meio. Assim, hoje vamos abordar as principais lições que a dark web nos pode ensinar sobre segurança da informação.
A dark web tem uma grande quantidade de mercados de malware e analisar esta atividade pode ajudar as empresas e organizações a se prepararem melhor para se protegerem de eventuais ataques. Um exemplo prático: se existir uma tendência crescente da venda de amostras de ransomware, isso pode significar uma necessidade também crescente de monitorização de atividades suspeitas que podem indicar um ataque iminente. Estar a par do que se passa neste mundo é uma ação proativa para que possamos estar preparados para eventuais ataques de hackers.
A grande maioria das pessoas não entende as motivações de quem conduz ataques maliciosos na Internet. O mundo da dark web ajuda-nos a perceber as suas razões. Os cibercriminosos são capazes de vender amostras de malware, dados roubados, informações confidenciais, entre outras coisas ilegais. A dark web mostra-nos a forma como os criminosos deste mundo se organizam e conseguem vender coisas que num mercado normal jamais conseguiriam. A lição a reter é que uma perda de dados de uma empresa pode ser realmente dramática, uma vez que pode cair na mão de criminosos que venderão a nossa informação confidencial na dark web. Uma situação deste tipo pode levar à falência de uma empresa.
Proteger os dados deve ser uma das principais preocupações das empresas e deve investir-se bastante nesta área, de modo a garantir a privacidade dos dados confidenciais. Com a dark web aprendemos que uma pequena falha na proteção da informação pode ser fatal. Aprendemos também que é necessário estar sempre a par das principais tendências deste mundo negro, uma vez que os hackers encontram, com grande frequência, formas cada vez mais sofisticadas de atacar a informação.
Sobre o autor