Qual a importância da segurança da informação num ambiente digital?

Qual a importância da segurança da informação num ambiente digital?

Na era da tecnologia que vivemos atualmente, os dados são o ativo mais valioso de qualquer organização e devem ser protegidos, sob pena de colocar em risco todo o negócio. O novo regulamento geral de proteção de dados tornou ainda mais evidente a importância da proteção da informação. Contudo, existem ainda muitas empresas que não prestam a devida atenção à segurança dos dados e correm todos os dias riscos enormes de verem a sua informação roubada e exposta. No artigo de hoje, abordaremos a importância da segurança da informação num ambiente digital.

Quais são os pilares da segurança da informação?

Os 6 pilares da segurança da informação são:

  • Integridade: preserva os dados originais em qualquer ambiente;

  • Confidencialidade: garante o sigilo da informação, impedindo que pessoas não autorizadas consigam aceder a dados privados;

  • Disponibilidade: permite o acesso à informação apenas às pessoas autorizadas;

  • Autenticidade: garante que os dados são fidedignos, informando sempre o utilizador sobre as fontes dos dados;

  • Irretratabilidade: garante que o autor não pode negar a autoria dos dados;

  • Conformidade: assegura que tudo será feito de acordo com os processos e leis vigentes.

Elimine os riscos de segurança

  • Em muitas ocasiões, os colaboradores e os fornecedores de serviços de tecnologias de informação precisam de aceder aos dados confidenciais da empresa para poderem trabalhar. Este é um grande risco para as empresas pois a sua segurança poderá estar comprometida devido ao acesso de diversas pessoas à informação. Deste modo, é fundamental que as empresas assinem acordos de confidencialidade com essas entidades de modo a proteger os dados. Esta medida além de aumentar o grau de compromisso dos colaboradores com a segurança da informação, também garante a proteção legal à empresa caso os dados sejam tornados públicos.
  • Os softwares que permitem mascaramento de dados, como o Datapeers, são essenciais no mundo do desenvolvimento atual. O que esta solução faz é criar uma cópia “mascarada” da base de produção e torná-la disponível para desenvolvimento e testes. Estas soluções misturam o conteúdo das tabelas mantendo a sua integridade e relações. O número de telefone, por exemplo, é copiado para o ambiente de desenvolvimento com números válidos, mas não verdadeiros.
  • Se os colaboradores não forem treinados para levarem a sério a questão da segurança, não se vão preocupar com ela no dia-a-dia. As empresas devem consciencializar os seus recursos humanos para a necessidade crescente de proteger os dados pois é um assunto que diz respeito a todos. Aconselha-se a criação de um código de ética e a assinatura de um acordo de confidencialidade. Além disso, nem todos os colaboradores devem ter acesso a todas as informações. Cada colaborador deve ter acesso apenas à informação estritamente necessária para realizar o seu trabalho. Desta forma, em caso de ataque ou perda de dados, é muito mais fácil descobrir a sua origem.
  • Pens, CD’s e discos externos podem ser a entrada de muitos softwares perigosos para a rede empresarial, colocando a segurança da informação em risco. O uso destes dispositivos fora do local de trabalho pode colocar os dados privados à mercê de qualquer pessoa. Não sendo possível eliminar totalmente o uso destes aparelhos, é importante restringir a sua utilização em algumas máquinas, de modo a evitar que vírus se propaguem pela organização.

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

Deixar uma resposta

five × two =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

  • RSS
  • Follow by Email
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn