Saiba como definir a segurança dentro dos processos da sua empresa

Saiba como definir a segurança dentro dos processos da sua empresa

Os ataques informáticos têm aumentado em número e em qualidade nos últimos anos e as consequências para as empresas são cada vez mais graves e inesperadas. As políticas de segurança dentro das organizações ganham uma importância crescente e é essencial que sejam implementadas também nos processos de negócio. Dependendo da gravidade do ataque informático, as empresas podem sofrer perda de dados parcial ou total e esta perda pode mesmo ser irreversível. No artigo de hoje, deixamos-lhe algumas dicas para definir a segurança dentro dos processos da sua empresa!

Numa análise feita pela Cisco em 2017, 22% das empresas inquiridas citaram perdas de oportunidades de negócio na sequência de ataques, enquanto 29% registaram perda de receitas e 22% perderam mesmo clientes.

Faça backup com frequência dos dados essenciais ao funcionamento da empresa

As empresas precisam de fazer o backup dos dados com bastante frequência, pois só assim conseguem manter os dados salvaguardados mesmo em casos de falhas. O backup em nuvem é cada vez mais utilizado, visto que garante um maior nível de segurança e de controlo das operações. Além disso, também é cada vez mais importante ter uma solução de recuperação de dados. O RAAS é um serviço de disaster recovery totalmente gerido por equipa especializada e dá-he a possibilidade de recuperar um servidor virtual em segundos.

Assine termos de confidencialidade rígidos

Em muitas ocasiões, os funcionários e os fornecedores de serviços de tecnologias de informação precisam de aceder aos dados confidenciais da empresa para poderem trabalhar. Este é, inevitavelmente, um risco para as empresas pois a sua segurança poderá estar comprometida devido ao acesso de diversas pessoas à informação. Deste modo, aconselha-se que as empresas assinem acordos de confidencialidade com essas pessoas e entidades de modo a proteger os dados. Esta medida além de aumentar o grau de compromisso dos colaboradores com a segurança da informação, também garante a proteção legal à empresa caso os dados sejam tornados públicos. É aconselhável que existam sanções contempladas nestes documentos em caso de incumprimento.

Reduza o uso de dispositivos amovíveis

Pens, CD’s e discos externos podem ser a entrada de muitos softwares perigosos para a rede empresarial, colocando a segurança da informação em risco. O uso destes dispositivos fora do local de trabalho pode colocar os dados privados à mercê de qualquer pessoa. Não sendo possível eliminar totalmente o uso destes aparelhos, é importante restringir a sua utilização em algumas máquinas, de modo a evitar que vírus se propaguem pela organização.

Armazene apenas os dados que precisa

Quantos mais dados tiver, maior será a probabilidade de os perder. Muitas empresas armazenam todo o tipo de dados e depois acabam por não fazer nada com eles, colocando-se numa posição mais vulnerável. Assim, é muito importante que armazene apenas os dados de que realmente precisa. Isto aplica-se sobretudo a nível do marketing. Não vale a pena criar formulários com muitos campos, pois possivelmente não vai precisar de utilizar todos os dados que recolhe. Foque-se no essencial e guarde apenas os dados imprescindíveis para a sua atividade.

 

 

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

Deixar uma resposta

19 − 6 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

  • RSS
  • Follow by Email
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn