5 Medidas de segurança dos dados para aplicar no e-commerce

5 Medidas de segurança dos dados para aplicar no e-commerce

A segurança dos dados é muito importante numa loja online e é o que define se a sua empresa é de confiança para efetuar uma compra. Cada vez mais as informações dos clientes são valiosas, pelo que é fundamental garantir que estas não se perdem nem caem em mãos erradas. No artigo de hoje, apresentamos 5 medidas de segurança dos dados para aplicar no e-commerce!

Certificado SSL

SSL significa Secure Sockets Layer e é uma tecnologia que garante a privacidade dos dados através da criptografia. Os dados são trocados dentro da rede garantindo que permanecem privados. O SSL tem uma grande importância no momento do checkout pois protege dados pessoais e bancários dos clientes, impedindo eventuais roubos por parte de hackers. Para identificar um site protegido com SSL basta verificar se o endereço tem “https” no início.

Gateways de pagamento

Os gateways de pagamento são interfaces usadas para transmitir informações a respeito de compras efetuadas com cartão de crédito. São utilizados para verificar se quem está a comprar é mesmo uma pessoa e não um robot. Esta tecnologia também verifica os dados do cartão utilizado, ou seja, a sua validade e o montante que tem disponível. Caso esteja tudo correto, aprova-se o pagamento e a compra é finalizada.

Tenha uma boa política de passwords

Sempre que um novo utilizador se regista num site de e-commerce é solicitada uma senha de acesso. Uma boa forma de transmitir segurança a novos utilizadores é mostrar desde o primeiro momento que o seu website tem uma política de passwords forte. Informe o utilizador sobre a força da password que ele escolheu e exija que cada palavra-passe tenha letras, números e caracteres. Ao verificar que o site se preocupa com a segurança das suas informações, o utilizador vai sentir-se mais confiante e seguro para realizar compras na plataforma.

Proteja os dados mais sensíveis com mascaramento

O mascaramento de dados visa a criação de uma versão dos dados estruturalmente idêntica, mas não igual à versão original. Esta técnica cria uma base de dados com informação fictícia, mas realista, que pode ser utilizada para fins de testes e formação. É cada vez mais importante que as empresas adotem este tipo de soluções, pois os ataques informáticos são cada vez mais sofisticados, o que faz com que sejam mais imprevisíveis e mais letais. E uma exposição dos dados sensíveis das empresas pode colocar toda a organização em risco. O Datapeers oferece uma variedade de técnicas scrambling sofisticadas para proteger dados sensíveis, substituindo-os de forma irreversível por dados fictícios mas realistas.

Tenha uma postura proativa

Por muito que o responsável de informática faça o seu melhor, podem sempre existir problemas, dado que as ameaças informáticas estão cada vez mais sofisticadas. Um plano de recuperação de desastres pode ser a salvação de uma empresa. Este documenta contempla todas as ações e procedimentos a serem tomados em caso de falhas, de modo a recuperar os serviços informáticos sem comprometer os dados. Problemas com os servidores, falhas em máquinas e vírus na rede são alguns dos problemas que podem acontecer numa empresa e comprometer toda a segurança. O RAAS é um serviço gerido 24 horas por dia e 7 dias por semana para uma garantia de disponibilidade das suas aplicações.

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

Deixar uma resposta

three × 5 =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

  • RSS
  • Follow by Email
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn