Como é que a sua empresa pode usar os dados a seu favor?

Como é que a sua empresa pode usar os dados a seu favor?

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre a importância dos dados para as organizações. A verdade é que é através da informação que as empresas conseguem tomar decisões benéficas para o negócio. Devido à nova lei geral de proteção de dados, as empresas começaram a prestar mais atenção à informação que possuem e perceberam finalmente que a perda de dados pode trazer danos irremediáveis para o negócio. Mas, a dúvida ainda persiste: como é que a sua empresa pode usar os dados a seu favor? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje!

Tenha um conhecimento pleno sobre os dados do seu negócio

O dia-a-dia de um gestor é bastante atarefado e acaba por ser humanamente impossível acompanhar todas as situações que acontecem no negócio. É muito importante ter um sistema de monitorização do negócio em tempo real que permita definir alertas de negócio para que seja avisado sempre que alguma situação importante requer intervenção imediata. O Multipeers é um sistema BAM que permite que defina alertas de negócio que o avisam sempre que uma situação requer a sua atenção. Deste modo, vai estar sempre a par dos eventos do seu negócio e vai poder decidir em tempo útil. Muitas das decisões são tomadas com base em relatórios com alguns dias de atraso, o que faz com que a empresa tenha uma ação reativa e não proativa. Com o Multipeers vai conseguir estar sempre à frente da concorrência. Esta é uma das formas mais eficazes para transformar os dados em informação relevante!

Utilize os dados para melhorar as vendas: conheça bem o seu cliente

É obrigatório conhecer o perfil do cliente, as suas necessidades, gostos e expetativas. Conseguimos traçar este perfil se estivermos atentos aos sinais que ele deixa nos diferentes canais de comunicação com a empresa. No mundo digital de hoje em dia, todos deixamos pistas e tudo o que o cliente faz na Internet pode ser informação relevante para a construção do seu perfil, para que a empresa consiga oferecer um serviço personalizado. O seu comportamento cria estatísticas, que por sua vez criam comportamentos de consumo. Através da análise de dados, podemos melhorar o nosso serviço para aquele cliente, aumentando a sua ligação com a marca. Um CRM é importantíssimo para isto!

Tenha uma política de KPI’s

As empresas produzem milhares de dados num curto período de tempo e torna-se impossível analisar todos os indicadores disponíveis. Os KPI’s – indicadores-chave de desempenho – são os indicadores de sucesso do negócio e são aqueles indicadores que nos demonstram se a empresa está a ir pelo caminho certo. É essencial que os gestores definam os indicadores mais relevantes de modo a saber sempre se os resultados esperados estão a ser atingidos. Sendo humanamente impossível avaliar todos os indicadores, é fundamental que o gestor se foque naqueles que nos mostram exatamente qual é o estado do negócio.

Simplifique os relatórios

A análise de dados deve ser feita de forma constante, para que as decisões sejam tomadas com base em informação atual. Muitas empresas fazem relatórios semanais e quando encontram a informação esta já tem alguns dias. O ideal é criar relatórios curtos e relevantes e de fácil leitura. O Multipeers permite que crie relatórios simples, em que todos os utilizadores percebem a informação e os outputs da análise. Esta alteração vai impactar positivamente nas ações de marketing, que serão muito mais controladas e efetivas.

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

Deixar uma resposta

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

  • RSS
  • Follow by Email
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn