Dicas para gerir e analisar um grande volume de dados

Dicas para gerir e analisar um grande volume de dados

O segredo para uma tomada de decisão eficiente é a capacidade de extrair os insights mais importantes dos dados que a empresa possui. Contudo, devido ao elevado número de dados que se geram todos os dias, nem sempre é fácil conseguir extrair o melhor da informação. Os gestores procuram constantemente novas formas de gerir a analisar os dados, para que consigam estar sempre a par do que se passa no negócio e para que possam decidir de forma consciente. No artigo de hoje, deixamos-lhe dicas importantes para gerir e analisar um grande volume de dados!

Obrigatório analisar o negócio em tempo real

informação cresce a um ritmo muito acelerado, o que torna cada vez mais difícil a sua análise em tempo útil. A solução mais adequada é analisar os dados em tempo real para tirar o máximo partido da informação. Produtos como o Multipeers permitem analisar a cada segundo o que se está a passar com o negócio. Esta ferramenta permite que se consulte toda a informação da empresa num só dahsboard, o que simplifica muito a sua análise. Desta forma, é possível tirar o máximo partido dos dados para tomar as melhores decisões para o negócio. Aliar a grande quantidade de dados gerada nas empresas a uma análise em tempo real permite obter insights essenciais para o sucesso dos negócios.

Garantir a segurança dos dados

É fundamental que as empresas tenham as ferramentas certas para poderem lidar da melhor forma possível com o vasto volume de dados que estão a criar todos os dias. O Datapeers, por exemplo, é uma solução inovadora que ajuda as empresas a cumprir os requisitos legais e a melhorar a qualidade dos processos de desenvolvimento, garantindo a proteção e confidencialidade dos dados. O novo regulamento de proteção dos dados da União Europeia e a nova lei de proteção de dados do Brasil vieram reforçar a importância da informação e a necessidade cada vez maior de a proteger.

Eliminação de arquivos desnecessários

Fazer backup dos arquivos com frequência é muito importante e fundamental para as empresas atualmente. Contudo, não existe nenhuma razão lógica para manter dezenas (ou até mesmo centenas) de cópias de arquivos com informação repetida. A desduplicação permite reduzir os dados por meio de eliminação de arquivos repetidos. Isto vai permitir uma utilização mais racional do espaço de armazenamento e a longo prazo vai trazer poupança de tempo, dinheiro e recursos humanos.

Encontrar soluções rapidamente

Os responsáveis pelo tratamento dos dados devem ser capazes de definir rapidamente diversos problemas de previsão. As empresas devem apostar em modelos preditivos simples e encontrar possíveis soluções. Desta forma, não gastam tanto tempo como gastariam caso criassem um modelo de uma máquina muito sofisticada e que consome mais recursos e mais gastos. Embora a questão do Big Data pareça muito complexa, o truque é sempre simplificar os processos e investir mais tempo na extração de dados e na sua análise.

Automatização dos processos

Um processo é algo que a empresa faz de forma contínua. Como é algo que é repetido no tempo, é essencial que se criem normas e rotinas para melhorar cada processo. Automatizar tudo o que for possível, eliminar o que é desnecessário e padronizar o que é repetitivo são algumas das formas possíveis para melhorar os processos nas empresas, deixando as empresas mais livres para analisar os dados. Contudo, é fundamental que as empresas tenham as ferramentas certas para poderem lidar da melhor forma possível com o vasto volume de dados que estão a criar todos os dias.

Simplificar a análise dos dados

No momento de nos sentarmos para analisar os dados e tomar decisões, temos tendência a complicar e a criar modelos demasiado complexos e que nos consomem muito tempo. Um modelo simples como uma árvore de decisão é suficiente para resolver muitos problemas. Os gestores devem focar-se na redução de tempo entre o momento em que os dados são gerados e a criação do primeiro modelo preditivo simples. Quanto mais rápido este modelo for, mais depressa a empresa extrai valor dos dados e terá resultados positivos devido a isso.

Definir KPI’s

As empresas produzem milhares de dados num curto espaço de tempo e torna-se impossível analisar todos os indicadores disponíveis. Os KPI’s – indicadores-chave de desempenho – são os indicadores de sucesso do negócio e são aqueles indicadores que nos demonstram se a empresa está a ir pelo caminho certo. É essencial que os gestores definam os indicadores mais relevantes de modo a saber sempre se os resultados esperados estão a ser atingidos. Sendo humanamente impossível avaliar todos os indicadores, é fundamental que o gestor se foque naqueles que nos mostram exatamente qual é o estado do negócio.

Criar relatórios simples e intuitivos

A tendência dos gestores é criar relatórios com muitas páginas e com termos complexos que dificultam a sua análise. O ideal é fazer relatórios curtos que contenham apenas a informação essencial para tomar as decisões mais acertadas para o negócio. Crie gráficos apelativos e de fácil leitura pois através destes elementos será mais fácil transmitir a sua mensagem e entender melhor os dados.

Aplicação de métodos de melhoria contínua

O método Kaizen procura a melhoria contínua. Utiliza diversas metodologias como o PDCA, 5S, DMAIC, entre outras. Para que estas metodologias tenham sucesso nas empresas, é necessário que se criem relatórios de forma automática e que a informação esteja disponível a toda a organização. Deste modo, a gestão da empresa será cada vez melhor e isso refletir-se-á nas decisões tomadas!

Saiba tudo o que precisa de saber sobre o novo regulamento de dados. Faça download do nosso e-book sobre o RGPD e comece hoje mesmo a proteger a sua empresa!

Sobre o autor

Marketing administrator

Deixar uma resposta