As melhores dicas para sobreviver aos ataques informáticos

As melhores dicas para sobreviver aos ataques informáticos

Ataques informáticos: como combatê-los

É cada vez mais difícil garantir a segurança da informação nas empresas, pois os ataques informáticos estão cada vez mais sofisticados e as formas de atacar o sistema informático de uma empresa são cada vez mais variadas. Contudo, existem práticas que se forem bem aplicadas ajudam a evitar os ataques dos hackers ou a, pelo menos, minimizar os seus impactos. No artigo de hoje apresentamos as 5 melhores dicas para sobreviver aos ataques informáticos!

Faça backups com frequência

Esta parece uma dica básica, mas a verdade é que no dia-a-dia empresarial agitado, muitos gestores e responsáveis de informática acabam por se esquecer disto. É fundamental que as empresas tenham o hábito de guardar cópias da informação mais importante num sistema à parte, de preferência na Cloud. Desta forma, garantem que mesmo em caso de ataque informático não perdem a informação mais valiosa.

Mude as passwords frequentemente

Deve implementar na empresa a política de mudar as passwords ao fim de um determinado tempo. Escolha uma senha forte e única, que misture letras, números e caracteres especiais. A principal dica de Edward Snowden, um dos maiores especialistas em segurança do mundo, aconselha a usar uma frase completa em vez de palavras soltas apenas. Não use a mesma senha para todas as contas e serviços. Não é seguro utilizar a mesma password para todas as contas pois corre o risco de ser atacado em todas as “frentes”.

Cuidado com os links

Se receber um e-mail com erros ortográficos ou com uma aparência estranha, não abra os links diretamente do e-mail. É mais seguro copiar o endereço e abri-lo diretamente no browser. Muitas vezes esses e-mails usam links falsos e mascarados para que faça download direto de programas que vão apagar informação do seu computador ou roubar informação da sua caixa de e-mail. Sempre que desconfiar de algum e-mail não o reencaminhe nem clique em qualquer parte do seu conteúdo.

Mantenha o computador atualizado

Para que se mantenha sempre a par das últimas tendências de proteção de sistemas, é imprescindível que mantenha o seu computador atualizado. Só desta forma é que conseguirá acompanhar a evolução dos sistemas informáticos e só assim é que conseguirá manter-se seguro face ao panorama tecnológico atual. É completamente desaconselhável o uso de softwares pirata, pois além de ser ilegal, estes vêm muitas vezes acompanhados de programas maliciosos para os computadores.

Utilize um antivírus adequado

O antivírus não consegue bloquear a cem por cento os ataques informáticos, mas ajuda a dificultar a sua entrada no sistema e é capaz de identificar ameaças. Ter um antivírus atualizado é uma regra de ouro que não deve ser esquecida. Os antivírus gratuitos apenas atuam numa camada, verificando somente os arquivos executados no computador. Por isso, aconselha-se o uso de um antivírus mais sofisticado, pois só assim se garante que todas as camadas de informação estão protegidas.

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

Deixar uma resposta