Segurança dos dados: os principais desafios do gestor de TI

Segurança dos dados: os principais desafios do gestor de TI

Segurança dos dados: os desafios que os gestores de TI enfrentam

A função dos gestores de TI é assegurar a integridade dos dados da empresa, o que se tem tornado uma tarefa cada vez mais árdua tendo em conta as crescentes ameaças de segurança que as empresas enfrentam. As novas soluções digitais tornam as empresas mais conectadas e móveis, o que lhes permite oferecer produtos e serviços de valor acrescentado aos seus clientes. Contudo, garantir a segurança máxima em todas as áreas é um desafio para o gestor de TI. No artigo de hoje vamos abordar os principais desafios do gestor de TI relativamente à segurança dos dados!

Proteger os dados dos clientes

As empresas possuem dados confidenciais dos clientes e têm a obrigação de os proteger, mantendo-os privados e confidenciais. Caso sejam transmitidos a terceiros, podem perder oportunidades para a concorrência e prejudicar gravemente o negócio. Para garantir que a segurança dos dados dos clientes se mantém, a União Europeia vai colocar em vigor, com carácter obrigatório, um novo regulamento de proteção de dados (RGPD) a partir e maio de 2018. Este novo regulamento visa proteger a confidencialidade dos dados dos cidadãos e é um desafio para o gestor de TI, na medida que tem que rever toda a estrutura organizacional dos dados e implementar estratégias que garantam a segurança desses mesmos dados.

Garantir segurança na mobilidade

As soluções móveis estão a ser adotadas com uma grande rapidez. Hoje em dia já não é necessário que os colaboradores se dirijam ao escritório para trabalhar pois devido à tecnologia conseguem trabalhar a partir de qualquer local e através de qualquer dispositivo. Sem dúvida que este é um avanço muito importante e potencia os resultados. Ao mesmo tempo, exige também um maior critério de análise técnica pois a segurança dos dados fica mais facilmente comprometida, obrigando o gestor de TI a ter cuidados redobrados.

Proteger a propriedade intelectual das organizações

O gestor de TI precisa de garantir que as informações produzidas pelos colaboradores no exercício das suas funções pertencem à empresa, pois só assim minimizam o risco de que existam colaboradores a fazer cópias e distribuições ilegais dos dados através de e-mails ou dispositivos de armazenamento. Espalhar informações sobre a empresa a entidades terceiras pode gerar graves prejuízos financeiros e denegrir a imagem da empresa no mercado.

Combater possíveis ataques de hackers

As empresas utilizam muitas ferramentas de seguranças como firewalls e antivírus, mas apesar disso nenhuma empresa está totalmente segura contra os ataques dos hackers. As empresas que utiliam plataformas digitais correm o risco de invasão e destruição de dados. O gestor de TI é responsável por analisar possíveis ameaças e implementar medidas eficazes para as combater.

Estar atento às evoluções do mercado

Como em todas as áreas de uma empresa, é muito importante estar sempre a par da evolução do mercado. O grande desafio do gestor de TI é encontrar a melhor forma de adaptar a realidade do seu negócio, mantendo a empresa sempre atualizada e competitiva, sem comprometer a segurança dos dados.

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

1 comment so far

As melhores dicas para sobreviver aos ataques informáticos | Datapeers | Proteja a sua informaçãoPublicado em10:01 - Nov 1, 2017

[…] cada vez mais difícil garantir a segurança da informação nas empresas, pois os ataques informáticos estão cada vez mais sofisticados e as […]

Deixar uma resposta