A sétima arte imita muitas vezes a vida real e nem os ataques de hackers ficam de fora da história do cinema. Os hackers são uma ameaça invisível, mas cada vez mais real e mais presente na vida das empresas. Mais do que nunca a proteção da informação esteve tão em voga e no artigo de hoje vamos abordar os 5 melhores filmes sobre ataques de hackers!
Esta é a nossa primeira escolha pois é um filme criado numa época em que os computadores ainda eram um mistério para a maioria das pessoas. Na década de 80, poucas eram as pessoas que sabiam utilizar um computador. O filme conta-nos a história de David Lightman (interpretado por Matthew Broderick), um génio na área da informática e apaixonado por jogos que consegue entrar com muita facilidade no sistema informático da escola para alterar as suas notas. O seu talento para a informática ganha outras proporções quando é convidado a invadir o sistema de defesa americano, criando um conflito de difícil resolução durante a Guerra Fria.
A trilogia Matrix conta-nos a história de Neo (Keanu Reeves), um homem contratado por um grupo de rebeldes que está contra o domínio das máquinas. Ao sair da “matrix”, Neo descobre que vivia numa realidade assustadora, sem nunca ter dado por isso. Esta trilogia é quase obrigatória para os fãs de tecnologia pois além de serem filmes muito bem feitos e com cenas de ação inesquecíveis, levanta questões muito interessantes e filosóficas sobre o conceito de realidade aumentada.
Este filme conta-nos a história de Julian Assange, um hacker que criou o Wikileaks (papel interpretado por Benedict Cumberbatch). Julian Assange é uma pessoa obsessiva e com uma personalidade implacável no que diz respeito à libertação das informações sigilosas por parte do site Wikileaks. Apesar de ser um filme interessante que mistura a ética com a tecnologia, o filme não conseguiu ter muito sucesso. Ainda assim, consideramos que é um dos melhores na sua área!
Esta trilogia mostra-nos muito mais do que hackers e ataques informáticos, abordando também temas como o abuso. Lisbeth Salander (interpretada por Rooney Mara) é uma hacker que consegue facilmente invadir sistemas informáticos e roubar senhas. Devido a uma infância conturbada, é uma pessoa demasiado introvertida e insegura, embora seja um génio no que diz respeito a informática. Graças ao seu talento, consegue ajudar um jornalista a resolver um caso de desaparecimento ocorrido nos anos 60.
Este filme fala-nos sobre um miúdo que consegue invadir e neutralizar 1507 computadores da cidade de Nova Iorque, causando graves problemas nas finanças na cidade. O filme mostra-nos a relação do rapaz com outros hackers e no fundo o seu enredo centra-se numa luta entre eles. É muito apreciado pelos amantes de tecnologia devido ao realismo dos diálogos entre os personagens.
Sobre o autor