Estamos numa nova era: vivemos atualmente na idade da inteligência artificial e não há como fugir disso. Brian Krzanich, CEO da Intel, garante mesmo que todas as empresas serão afetadas por esta nova tecnologia. A verdade é que tendo em conta a evolução tecnológica a que assistimos, se as empresas não se adaptarem à realidade atual, facilmente serão substituídas pela sua concorrência. Se há uns anos quando pensávamos em inteligência artificial “viajámos” para um futuro longínquo, hoje podemos dizer que a inteligência artificial já faz parte do nosso dia-a-dia. Esta nova tecnologia traz imensas vantagens para as empresas, nomeadamente a nível do marketing e no relacionamento com o consumidor. No entanto, nem tudo são vantagens e existem desafios de segurança que a inteligência artificial traz para as empresas. No artigo de hoje, vamos abordar os principais desafios!
Todas as ferramentas de inteligência artificial, como chatbots, precisam de ser muito bem configurados, caso contrário podem ser um verdadeiro problema para as empresas que precisam de manter os seus dados privados. Não se pode descurar as boas normas nestas tecnologias (como criação de senhas complexas, por exemplo) pois estas podem ser portas de entrada para acessos indevidos à rede interna.
A Internet das Coisas e a inteligência artificial andam de mãos dadas e o tratamento dos dispositivos de IoT é uma das maiores preocupações de segurança nas empresas. Deve criar-se uma rede wi-fi oculta apenas para os equipamentos de IoT. Deste modo, garante-se que mesmo que um destes dispositivos seja atacado, o resto da organização e dos seus dados não fica em perigo. Os equipamentos de IoT são bastante mais vulneráveis que os restantes equipamentos de uma empresa, precisando por isso de atenção redobrada.
As soluções móveis estão a ser adotadas com uma grande rapidez. Hoje em dia já não é necessário que os colaboradores se dirijam ao escritório para trabalhar pois devido à tecnologia conseguem trabalhar a partir de qualquer local e através de qualquer dispositivo. Sem dúvida que este é um avanço muito importante e potencia os resultados. Ao mesmo tempo, exige também um maior critério de análise técnica pois a segurança dos dados fica mais facilmente comprometida, obrigando o gestor de TI a ter cuidados redobrados.
A inteligência artificial ajuda a que os colaboradores deixem de perder tempo com tarefas demasiado burocráticas e administrativas. Através de regras, é possível que robots desempenhem a função de assistentes pessoais, dando informações sobre as tarefas do dia-a-dia, reuniões agendas e tempos de viagem. É fundamental que estas regras sejam criadas com base nos mais altos padrões de segurança, pois se forem hackeadas poderão comprometer toda a produção de uma empresa.
Sobre o autor