Tendências de gestão de TI para 2019

Tendências de gestão de TI para 2019

2019 já chegou e com ele trouxe novas tendências de gestão de TI. Depois de um 2018 em que a segurança da informação esteve na ordem do dia devido à chegada do novo regulamento geral de proteção de dados na União Europeia, espera-se que esta temática continue a ter uma grande importância para as empresas. No artigo de hoje, vamos abordar as principais tendências de gestão de TI para 2019!

Armazenamento de dados vs utilidade dos dados

Ter informação é ter poder e nos últimos anos as empresas têm vindo a ganhar maior consciência sobre esta verdade. Contudo, muitas empresas cometem o erro de armazenar toda a informação que recolhem, pois acreditam que quanto mais dados tiverem melhor será o seu desempenho. No entanto, nem sempre quantidade é qualidade e em 2019 uma das principais tendências vai ser a automatização dos processos de recolha de dados, para que apenas as informações relevantes sejam armazenadas pelas empresas. Deste modo, a qualidade dos dados será maior e será mais fácil para as empresas tomarem decisões e encontrarem as informações de que precisam para a prossecução do seu trabalho diário.

Edge Computing

Hoje em dia, devido ao crescimento da utilização da Cloud, as empresas têm a sua infraestrutura de TI mais centralizada. Acredita-se que em 2019 o Edge Computing vai ganhar mais relevância, permitindo que os dados gerados pela Internet das Coisas e dispositivos móveis sejam processados no local onde são produzidos. Este avanço tecnológico vai permitir a implementação de novas tecnologias, como os veículos automóveis autónomos.

Augmented Analytics

Esta forma de análise de dados usa o machine learning para transformar o conteúdo analítico, modificando a forma como é desenvolvido, consumido e partilhado. Este tipo de análise será incorporada em aplicações empresariais, como no departamento de recursos humanos, finanças e marketing, entre outros, otimizado as decisões e as ações dos colaboradores, pois eles estarão dotados da informação de que precisam para realizarem o seu trabalho. Esta nova forma de análise vai permitir que todos os colaboradores possam extrair insights preditivos e prescritivos dos dados.

Gémeos Digitais

Esta é uma solução que visa melhorar os processos de criação, de testes e de correção na fabricação de novos produtos. Na verdade, os gémeos digitais nada mais são do que uma cópia de processos que existem na realidade. Ou seja. ao mesmo tempo que um produto é desenvolvido no mundo físico, a sua criação também acontece no mundo virtual. Deste modo, é possível realizar testes e análises antes do produto sair para o mercado. As principais vantagens desta tecnologia são: redução do tempo de produção, redução de custos, maior capacidade de adaptação, melhor previsão de lucros e melhorias da previsão de riscos e redução de erros.

Chatbots

Os chatbots são as estrelas da inteligência artificial. Estão ligados à base de dados da empresa e utilizam linguagem comum para falar com os clientes. São capazes de reconhecer nomes e números de telefone para prever o comportamento dos clientes. São sistemas muito inteligentes na medida em que armazenam a informação essencial para poderem encaminhar os clientes para as áreas que eles precisam de consultar. A Ryanair, por exemplo, utiliza já este sistema para falar com os clientes. Cada vez mais empresas recorrem a esta funcionalidade e prevê-se que em 2019 haja um grande aumento da sua utilização.

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

Deixar uma resposta

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

  • RSS
  • Follow by Email
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn