4 Truques para extrair valor do Big Data

4 Truques para extrair valor do Big Data

“Big Data” é um termo que está na moda. Mais do que entender este conceito, que nada mais é do que a grande quantidade de dados não-estruturados existentes nas empresas, é necessário saber como extrair valor da informação que é gerada diariamente nas empresas. Atualmente, as organizações estão já conscientes desta necessidade, mas nem sempre conseguem tirar partido do valor real dos dados. No artigo de hoje, vamos abordar 4 truques essenciais para extrair valor do Big Data!

Privilegie a simplicidade

No momento de nos sentarmos para analisar os dados e tomar decisões, temos tendência a complicar e a criar modelos demasiado complexos e que nos consomem muito tempo. Um modelo simples como uma árvore de decisão é suficiente para resolver muitos problemas. Os gestores devem focar-se na redução de tempo entre o momento em que os dados são gerados e a criação do primeiro modelo preditivo simples. Quanto mais rápido este modelo for, mais depressa a empresa extrai valor dos dados e terá resultados positivos devido a isso.

Antecipe problemas e encontre possíveis soluções

Os cientistas de dados devem ser capazes de definir rapidamente diversos problemas de previsão. As empresas devem apostar em modelos preditivos simples e encontrar possíveis soluções. Desta forma, não gastam tanto tempo como gastariam caso criassem um modelo de uma máquina muito sofisticada e que consome mais recursos e mais gastos. Embora a questão do Big Data pareça muito complexa, o truque é sempre simplificar os processos e investir mais tempo na extração de dados e na sua análise.

Foco na automação

Um processo é algo que a empresa faz de forma contínua. Como é algo que é repetido no tempo, é essencial que se criem normas e rotinas para melhorar cada processo. Automatizar tudo o que for possível, eliminar o que é desnecessário e padronizar o que é repetitivo são algumas das formas possíveis para melhorar os processos nas empresas, deixando as empresas mais livres para analisar os dados. Contudo, é fundamental que as empresas tenham as ferramentas certas para poderem lidar da melhor forma possível com o vasto volume de dados que estão a criar todos os dias. O Datapeers, por exemplo, é uma solução inovadora que ajuda as empresas a cumprir os requisitos legais e a melhorar a qualidade dos processos de desenvolvimento, garantindo a proteção e confidencialidade dos dados. O novo regulamento de proteção dos dados da União Europeia vem reforçar a importância da informação e a necessidade cada vez maior de a proteger.

Analisar a informação em tempo real

Analisar os dados em tempo real é cada vez mais uma necessidade para as empresas. Uma grande parte dos gestores baseia as suas decisões em relatórios com vários dias e acaba por ter uma ação reativa e não proativa. No mundo competitivo dos negócios, é muito importante que se conheça o estado do negócio a cada momento, para que se tomem as decisões mais acertadas para o negócio. Softwares como o Multipeers permitem monitorizar o negócio em tempo real, proporcionando informação sempre atualizada e de uma forma graficamente limpa e interativa, ajudando a lidar com o Big Data.

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

Deixar uma resposta