5 Dicas essenciais para aumentar a segurança dos dados da sua empresa

5 Dicas essenciais para aumentar a segurança dos dados da sua empresa

A segurança dos dados nas empresas preocupa cada vez mais os gestores. Atualmente, as ameaças são imensas e, a par disso, a lei geral de proteção de dados veio também aumentar a preocupação com esta questão. Numa era em que as ameaças digitais se multiplicam todos os dias, é fundamental tomar medidas para que os dados mais sensíveis das organizações se mantenham protegidos. No artigo de hoje, apresentamos 5 dicas essenciais para aumentar a segurança dos dados da sua empresa.

Cuidado com a partilha da informação com entidades externas

Em muitas ocasiões, os colaboradores e os fornecedores de serviços de tecnologias de informação precisam de aceder aos dados confidenciais da empresa para poderem trabalhar. Este é um grande risco para as empresas pois a sua segurança poderá estar comprometida devido ao acesso de diversas pessoas à informação. Deste modo, é fundamental que as empresas assinem acordos de confidencialidade com essas entidades de modo a proteger os dados. Esta medida além de aumentar o grau de compromisso dos colaboradores com a segurança da informação, também garante a proteção legal à empresa caso os dados sejam tornados públicos.

Proteja os dados mais sensíveis com mascaramento

O mascaramento de dados visa a criação de uma versão dos dados estruturalmente idêntica, mas não igual à versão original. Esta técnica cria uma base de dados com informação fictícia, mas realista, que pode ser utilizada para fins de testes e formação. É cada vez mais importante que as empresas adotem este tipo de soluções, pois os ataques informáticos são cada vez mais sofisticados, o que faz com que sejam mais imprevisíveis e mais letais. E uma exposição dos dados sensíveis das empresas pode colocar toda a organização em risco. O Datapeers oferece uma variedade de técnicas scrambling sofisticadas para proteger dados sensíveis, substituindo-os de forma irreversível por dados fictícios mas realistas.

Faça backups dos dados com regularidade

Esta é uma dica muito básica que na teoria todos nós conhecemos, mas na prática poucos a praticam com rigor. Ter uma política de backups é fundamental para recuperar dados perdidos ou roubados por terceiros. Sem uma política de backups que envolva todos os colaboradores, é muito mais provável haver perda de dados definitiva por uso indevido dos mesmos. É preciso formar os colaboradores e consciencializa-los para a importância de proteger ao máximo a informação empresarial.

Bloqueie conteúdo suspeito de forma automática

Existem alguns sites que são criados exclusivamente para distribuir malwares, que roubam as informações dos seus utilizadores e são utilizadas por hackers para a prática de crimes cibernéticos. E é muito difícil compreender atempadamente que o site não é de confiança. Para atrair as pessoas, esses sites publicam conteúdos apelativos e, normalmente, procuram atrair a atenção das pessoas através de ofertas aliciantes. Para evitar que isso ocorra, é aconselhável instalar um software que bloqueia o site malicioso e os dados da rede da sua empresa automaticamente.

Crie uma política de segurança rígida e eficaz

A política de segurança é um documento desenvolvido pela empresa onde se registam os princípios de segurança que a empresa adota e que devem ser seguidos de forma rigorosa pelos colaboradores. A política de segurança deve ser aplicada em todos os sistemas de informação, a nível de desktop e de mobile. Devem criar-se sanções para os incumpridores, pois assim será mais fácil garantir que os colaboradores respeitam e seguem as normas.

 

Dica extra:

Por muito que o responsável de informática faça o seu melhor, podem sempre existir problemas, dado que as ameaças informáticas estão cada vez mais sofisticadas. Um plano de recuperação de desastres pode ser a salvação de uma empresa. Este documenta contempla todas as ações e procedimentos a serem tomados em caso de falhas, de modo a recuperar os serviços informáticos sem comprometer os dados. Problemas com os servidores, falhas em máquinas e vírus na rede são alguns dos problemas que podem acontecer numa empresa e comprometer toda a segurança. O RAAS é um serviço gerido 24 horas por dia e 7 dias por semana para uma garantia de disponibilidade das suas aplicações.

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

Deixar uma resposta

6 + five =

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

  • RSS
  • Follow by Email
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn