Como modernizar a sua empresa sem comprometer a segurança?

Como modernizar a sua empresa sem comprometer a segurança?

A transformação digital é um dos temas dos momentos nas empresas. Todas as organizações pretendem adotar sistemas que lhes permitam uma modernização dos seus processos e uma consequente melhoria dos resultados. No entanto, uma das questões que mais preocupa os gestores nesta área é a possível falta de segurança que uma modernização empresarial pode trazer. Contudo, é possível modernizar a sua empresa sem comprometer a segurança. Vamos saber como neste artigo!

Fazer backup na Cloud com regularidade

Fazer um backup na Cloud é um dos melhores cuidados de segurança para as empresas, quer a nível de eficiência, quer a nível de segurança. Cada vez mais, as empresas confiam neste tipo de soluções. Esta forma de fazer backups apresenta imensos benefícios face a formas mais tradicionais: maior portabilidade, menor custo de instalação e manutenção e um maior nível de segurança. Além disso, as soluções na Cloud estão cada vez mais personalizadas às necessidades reais de cada empresa, o que lhes confere maior preferência face a soluções mais tradicionais e estandardizadas.

Proteção em camadas

Os hackers estão sempre um passo à frente na área da tecnologia, encontrando novas formas de invadir os sistemas informáticos. A proteção em camadas é uma forma muito mais eficaz de garantir que os dados ficam seguros e consiste numa série de práticas, como firewall, antispam, antivírus, entre outras ferramentas, de modo a bloquear todos os acessos vindos de fontes duvidosas.

Usar mascaramento de dados em ambientes sensíveis

O mascaramento de dados visa a criação de uma versão dos dados estruturalmente idêntica, mas não igual à versão original. Esta técnica cria uma base de dados com informação fictícia, mas realista, que pode ser utilizada para fins de testes e formação. As soluções de mascaramento de dados oferecem uma variedade de técnicas scrambling sofisticadas para proteger dados sensíveis, substituindo-os de forma irreversível por dados que não são reais, mantendo a integridade referencial da base de dados. É cada vez mais importante que as empresas adotem esta técnica, pois os ataques informáticos são cada vez mais sofisticados, o que faz com que sejam mais imprevisíveis e mais letais. O Datapeers oferece uma variedade de técnicas scrambling sofisticadas para proteger dados sensíveis, substituindo-os de forma irreversível por dados fictícios mas realistas.

Use conexão por VPN

Um rede VPN é uma rede privada virtual que transmite dados criptografados enquanto eles navegam de um ponto para outro no mundo Web. Conectar-se através da VPN faz com que o utilizador possa navegar em sites de forma segura e privada. As ligações VPN são cada vez mais utilizadas, pois permitem aceder remotamente a arquivos locais e é uma forma segura de navegar através de redes Wi-fi públicas. Este tipo de conexão tem vindo a ganhar cada vez mais importância devido ao aumento da mobilidade laboral. Hoje em dia, os colaboradores enviam e-mails e partilham ficheiros através de qualquer lugar, pelo que é essencial aplicar esta regra nas empresas.

Crie uma política de segurança rígida

A política de segurança é um documento desenvolvido pela empresa onde se registam os princípios de segurança que a empresa adota e que devem ser seguidos pelos colaboradores. A política de segurança deve ser aplicada em todos os sistemas de informação, a nível de desktop e de mobile. Para que a política seja respeitada, é essencial que os gestores de topo participem na sua implementação.

 

Dica extra:

Por muito que o responsável de informática faça o seu melhor, podem sempre existir problemas, dado que as ameaças informáticas estão cada vez mais sofisticadas. Um plano de recuperação de desastres pode ser a salvação de uma empresa. Este documenta contempla todas as ações e procedimentos a serem tomados em caso de falhas, de modo a recuperar os serviços informáticos sem comprometer os dados. Problemas com os servidores, falhas em máquinas e vírus na rede são alguns dos problemas que podem acontecer numa empresa e comprometer toda a segurança. O RAAS é um serviço gerido 24 horas por dia e 7 dias por semana para uma garantia de disponibilidade das suas aplicações.

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

Deixar uma resposta