5 lições sobre segurança de dados para evitar riscos

5 lições sobre segurança de dados para evitar riscos

A segurança dos dados é um vetor cada vez mais estratégico para as empresas. Sofrer um ataque informático pode colocar toda a sobrevivência do negócio em risco. Para que uma empresa esteja totalmente protegida, não basta que se proteja com uma única solução; é necessário ter defesas para todos os tipos de ameaças. Para o ajudar na tarefa de proteger a sua informação, preparamos 5 lições sobre segurança de dados para evitar riscos!

Digitalizar todos os documentos do negócio

A digitalização dos documentos da empresa é o primeiro passo para o aumento da segurança dos dados. As cópias físicas de documentos ocupam muito espaço, são difíceis de manusear e ocupam muito tempo dos colaboradores. Além disso, os documentos físicos precisam de estar armazenados em instalações com características de climatização especiais e precisam de estar protegidas contra incêndios, inundações e outras ameaças. Este tipo de segurança é muito cara e também não é tão efetiva. Os documentos digitais podem ter cópias infinitas e o custo disso é irrisório. Isto facilita a recuperação dos dados e garante, com as devidas medidas de segurança, que mesmo em caso de ataques informáticos as informações se encontram salvaguardadas.

Fazer backup na Cloud com frequência

Fazer um backup na Cloud é um dos melhores cuidados de segurança para as empresas, quer a nível de eficiência, quer a nível de segurança. Cada vez mais, as empresas confiam neste tipo de soluções. Esta forma de fazer backups apresenta imensos benefícios face a formas mais tradicionais: maior portabilidade, menor custo de instalação e manutenção e um maior nível de segurança. Além disso, as soluções na Cloud estão cada vez mais personalizadas às necessidades reais de cada empresa, o que lhes confere maior preferência face a soluções mais tradicionais e estandardizadas.

Criar uma política de segurança rígida

Uma pesquisa levada a cabo pelo Instituto Ponemon afirma que 73% dos utilizadores de tecnologias de informação garante que a exposição de dados da empresa acontece por erros internos, negligência ou propositadamente por colaboradores. Para evitar isto, é fundamental que se crie uma política de segurança que contemple retenção de e-mail (um bom exemplo é o Office 365), ou seja, pode definir que todos os emails que contenham a palavra “login” devem passar por um moderador antes de serem enviados. Outro ponto importante é definir quais os documentos que são públicos, sigilosos e secretos. É importante também que esta política contemple sanções para quem não a cumprir. Deste modo, os colaboradores da empresa sentir-se-ão mais motivadas para não cometerem erros de segurança.

Utilizar uma solução de disaster recovery

Por muito que o responsável de informática faça o seu melhor, podem sempre existir problemas, dado que as ameaças informáticas estão cada vez mais sofisticadas. Um plano de recuperação de desastres pode ser a salvação de uma empresa. Este documenta contempla todas as ações e procedimentos a serem tomados em caso de falhas, de modo a recuperar os serviços informáticos sem comprometer os dados. Problemas com os servidores, falhas em máquinas e vírus na rede são alguns dos problemas que podem acontecer numa empresa e comprometer toda a segurança. O RAAS é um serviço gerido 24 horas por dia e 7 dias por semana para uma garantia de disponibilidade das suas aplicações.

Automatizar o máximo de tarefas possíveis

Muitas tarefas na área das tecnologias da informação são bastante repetitivas, o que leva à desmotivação por parte dos recursos humanos. Automatizar os processos é uma forma de reduzir os custos de TI, visto que não é necessário destacar um colaborador para estar exclusivamente dedicado a tarefas monótonas. A automatização reduz o tempo que as tarefas levam a ser executadas e diminui a probabilidade de erro humano. Este é um dos cuidados de segurança mais eficazes que pode implementar.

Sobre o autor

andreia.rocha administrator

1 comment so far

As principais tendências de segurança nas empresas em 201Publicado em9:48 - Nov 21, 2018

[…] seguros e invioláveis. Este também foi o ano em que recebemos a nova lei de proteção de dados na União Europeia, e essa lei fez aumentar a preocupação com a segurança da informação. E o […]

Deixar uma resposta